NOTÍCIAS
22 DE JANEIRO, 2024

Semana do Futebol Profissional volta a ser um Ecoevento onde serão promovidas boas práticas ambientais

 

Pela segunda época consecutiva, a EGF e a Fundação do Futebol – Liga Portugal convertem a Final Four da Allianz CUP num Ecoevento, que está a decorrer em Leiria, até ao dia 27 de janeiro.

 

Mais que três jogos de Futebol onde se irá consagrar o novo Campeão de Inverno, a Final Four é também uma semana plena de entretenimento e atividades que prometem dar um colorido muito especial à cidade do Lis e envolver toda a comunidade local, sendo, simultaneamente, um Ecoevento.

 

Durante esta semana, serão muitas as ativações de sensibilização ambiental promovidas pela EGF e pela Valorlis, responsável pela contentorização na área na Fan Zone, que estarão disponíveis a toda a comunidade no stand da Fundação do Futebol – Liga Portugal neste mesmo espaço, situado em pleno coração de Leiria.

 

Em dias de jogo, o Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa contará com um reforço de contentorização de reciclagem, para que todo espetáculo futebolístico conte com um forte compromisso de sustentabilidade ambiental, como é apanágio da Fundação do Futebol.

 

Importa referir, ainda, que no dia 26 de janeiro será criada por alunos da Escola Secundária Domingos Sequeira, junto ao Estádio Municipal de Leiria, uma instalação artística feita com materiais reciclados recolhidos ao longo destes dias. Essa mesma instalação será depois exibida no dia mais aguardado por todos: a grande final, a 27 de janeiro.

 

Na aplicação Recycle Bingo, o jogo da EGF que incentiva e premeia as boas práticas ambientais, estará disponível uma missão especial e exclusiva para todos os utilizadores ao longo desta semana dedicada ao Futebol Profissional.

 

Este Ecoevento decorre no âmbito do protocolo de cooperação para a Sustentabilidade entre a EGF e a Fundação do Futebol, que prevê a organização e promoção conjunta de eventos e iniciativas relacionados com as respetivas áreas de atuação.

 

Estão, por isso, reunidos todos os condimentos para que esta seja uma grande festa do Futebol Profissional e com total respeito pelos seus compromissos ambientais!

 

 

Sobre a EGF:

A EGF é uma empresa europeia de referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal. Integrada no Grupo MOTA-ENGIL, é responsável por assegurar o tratamento e valorização de resíduos, da forma ambientalmente mais correta e economicamente sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente.

A gestão dos sistemas de tratamento e valorização de resíduos é feita através de 11 empresas concessionárias (Algar, Amarsul, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valorlis, Valorminho, Valnor, Valorsul), constituídas em parceria com os municípios servidos, que processam anualmente cerca de 3,3 milhões de toneladas de resíduos urbanos (RU), servindo uma população de 6,3 milhões de pessoas distribuídas por 174 municípios, numa área equivalente a 60% do território em Portugal.

 

Sobre a VALORLIS

A VALORLIS é a empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos municípios de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós e continua a apostar na sensibilização junto da comunidade, de modo a garantir um adequado funcionamento do sistema de gestão de resíduos urbanos da região.

 

Sobre a Fundação do Futebol – Liga Portugal:

A Fundação do Futebol tem como objetivo utilizar a notoriedade do Futebol, dos seus intervenientes e das competições profissionais em prol da Responsabilidade Social e da promoção da Sustentabilidade Ecológica, por um Futebol positivo e tolerante tendo em vista uma sociedade mais inclusiva e equitativa.

Tudo isto sendo uma entidade de referência nacional e internacional na área da Responsabilidade Social empresarial e no âmbito do Futebol Profissional, desenvolvendo ações criadoras de valor para a Sociedade Civil, através dos valores do Futebol.

Mais informações em: https://fundacaodofutebol.ligaportugal.pt/

 

 

8 de janeiro de 2024

Campanha arrancou ontem na Feira do Relógio, em Lisboa, e contou com a presença do Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Ângelo Pereira, e do Administrador da Valorsul, Armando Militão.

 

A Valorsul, empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos da zona de Lisboa e Região Oeste, lançou ontem, dia 7 de janeiro, a nova campanha de sensibilização ambiental “Mercado a Reciclar”, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, num dos mercados mais emblemáticos e antigos da capital, a Feira do Relógio. Esta campanha inovadora tem como objetivo incentivar feirantes e clientes para a separação dos recicláveis em feiras e mercados, o que irá permitir o seu encaminhamento para reciclagem, evitando a dispersão e promovendo a sua valorização e transformação em recursos.

Durante a manhã de ontem, uma comitiva composta por membros da Administração da Valorsul e da Câmara Municipal de Lisboa esteve no recinto da feira procurando sensibilizar, através da cedência de ecobags, sacos, magnéticos e material informativo, para a correta separação dos recicláveis e o seu encaminhamento para os ecopontos disponibilizados no local.

“Os mercados são locais de produção significativa de resíduos, nomeadamente de cartão e plástico, que podem e devem ser direcionados para os nossos centros de triagem para serem valorizados e encaminhados para reciclagem. Continuamos empenhados, em conjunto com os municípios nossos parceiros, neste esforço coletivo de aumentar a taxa na valorização de resíduos e utilização de materiais recicláveis”, destaca Armando Militão, Administrador da Valorsul.

“Este tipo de sensibilizações é de extrema importância para a continuação do trabalho que temos vindo a desenvolver para aumentar a taxa de reciclagem de resíduos na nossa cidade. Em 2023, a taxa de recolha seletiva foi de 28,4%, ou seja, pelo 2º ano consecutivo Lisboa aumentou a quantidade de resíduos reciclados", sublinha o Vereador Ângelo Pereira, responsável pelo pelouro da Higiene Urbana da Câmara Municipal de Lisboa.

Esta campanha “Mercado a Reciclar” surge na dinâmica de proximidade da Valorsul com os seus municípios associados, na resolução de problemas comuns e na contribuição para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável, estando prevista a implementação da ação em outros mercados da área de intervenção da empresa.

Após monitorização da iniciativa, a Valorsul pretende atribuir o galardão de “Mercado a Reciclar” aos mercados aderentes que se destaquem pelo compromisso de redução do impacto ambiental, promovendo a gestão adequada dos resíduos.

21 DE NOVEMBRO, 2023

EGF APOIA ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA EM ESTUDO SOBRE FELICIDADE E BEM-ESTAR NAS ESCOLAS PORTUGUESAS

 

A EGF e a Escola Amiga da Criança promovem, pela primeira vez, um estudo inovador que avalia a felicidade e o bem-estar de alunos e professores nas escolas portuguesas. A iniciativa, que juntou a LeYa à Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, à Católica Porto Business School, ao Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, ao Instituto de Saúde Ambiental/Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e à equipa Aventura Social, em parceria com a Escola Amiga da Criança (LeYa Educação, CONFAP e Eduardo Sá), acaba de lançar o estudo “Bem-estar e felicidade nas escolas portuguesas” que se baseia na realização, no último ano letivo, de inquéritos a mais de cinco mil professores e a mais de três mil alunos de todos os níveis de ensino.

 

O estudo pretendeu caraterizar a perceção de felicidade dos alunos e professores portugueses na escola, atendendo às dimensões de bem-estar geral, bem-estar na escola e esperança, e, ainda, identificar, por um lado, a influência dos contextos e/ou ecossistemas (escola, colegas e família) e, por outro, a importância que a perceção de um desenvolvimento sustentável do planeta tem na perceção de felicidade.

 

Emídio Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração da EGF, afirma: “Acreditamos na educação e no seu potencial de mudança quanto aos temas de sustentabilidade ambiental. E acreditamos também que é preciso estudar e aceder a informação que nos oriente na melhor tomada de decisão”.

 

Neste âmbito, os professores têm maiores preocupações de sustentabilidade e ambientais do que os alunos. Contudo, os alunos apresentam, no geral, valores de felicidade superiores aos dos professores. Há uma diferença substancial entre as expetativas dos alunos quanto ao seu bem-estar hoje e aquele que esperam alcançar dentro de 5 anos; em menor grau, também os professores esperam alcançar maior bem-estar dentro de 5 anos.

O lançamento do estudo acontece enquanto decorre a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos que, este ano, tem como mote “EMBALAGENS | NÃO TE DEIXES EMBRULHAR!”, com diferentes ações em toda a Europa, nas quais a EGF participa há muitos anos.

 

Consulte as conclusões do estudo “Bem-estar e felicidade nas escolas portuguesas” no PDF

 

 

19
MUNICÍPIOS
1,6
HABITANTES
MILHÕES
16
INSTALAÇÕES
853
RESÍDUOS TRATADOS E VALORIZADOS
MIL TONELADAS
97
RESÍDUOS RECICLADOS
MIL TONELADAS
679
CORRETIVOS ORGÂNICOS PRODUZIDOS
TONELADAS
350
ENERGIA PRODUZIDA
GWH/ANO
RECYCLE BINGO O JOGO QUE DÁ PRÉMIOS A QUEM RECICLA
Ecopontos e Ecocentros Reciclar Sempre, Tudo e em Todo o Lado
6,2 Milhões
Habitantes abrangidos