A Valorsul e a Câmara Municipal de Lisboa concluíram a requalificação e reflorestação da encosta do Casal Ventoso, um projeto ambicioso que foi anunciado no âmbito da iniciativa "Plante Uma Árvore", desenvolvido pela Comissão Europeia - Representação em Portugal.

A encosta do Casal Ventoso tem uma área de 3,4 hectares, nos quais foram plantadas mais de 600 árvores e cerca de 16.500 arbustos. Além disto, a intervenção de requalificação removeu entulhos e restos de construções existentes, que deram lugar a espaços de lazer e passeio, com iluminação e mobiliário urbano (bancos e papeleiras).

As ações de reflorestação, além de tornarem a encosta do Casal Ventoso num espaço mais apelativo e valorizado, trazem importantes vantagens sociais e ambientais. A reflorestação pretende recriar a mata mediterrânica e desenvolver habitats adequados, sobretudo à avifauna.

A intervenção permite também assegurar as ligações e a fácil acessibilidade entre o empreendimento PER Ceuta Norte, o Centro Social do Casal Ventoso e o núcleo urbano da freguesia de Santo Condestável. Todas as encostas estão agora estabilizadas e servidas com escadarias e rampas, com vedações e paliçadas nos locais necessários.

 

 

Foram assim cumpridos os objetivos principais da intervenção, que passaram pela conservação da topografia, assegurando os caminhos pedonais, e pela preservação do património natural (geológico e paisagístico), salvaguardando espécies vegetais e arbustivas. Refira-se que as árvores e arbustos plantados permitirão a redução dos níveis de dióxido de carbono (CO2), estimando-se o sequestro de 287,35 toneladas de CO2 em duas décadas.

​Nesta intervenção foram investidos 660.446 euros, tendo sido cumprido o orçamento previsto para a realização do projeto.