A recolha seletiva e triagem, uma das grandes apostas da Valorsul, tem o objetivo de encaminhar para reciclagem todos os resíduos de embalagem (de papel cartão, plástico, metal, pacotes de bebida e vidro), separados pelos munícipes, na sua área de intervenção.
A colocação de resíduos nos Ecopontos deve cumprir com o Código da Reciclagem:

Descarregue o Código da Reciclagem aqui.
A localização dos ecopontos distribuídos e recolhidos pela Valorsul* pode ser consultada no mapa que se encontra em https://www.valorsul.pt/pt/sustentabilidade/ecopontos/
* Todos os municípios da área de intervenção exceto Lisboa e Vila Franca de Xira.
Informação sobre a localização dos ecopontos existentes em Lisboa e Vila Franca de Xira, poderá ser solicitada junto dos municípios.
Reciclagem à Porta
Em parceria com os SIMAR de Loures e Odivelas, a Valorsul assume a recolha das suas embalagens de plástico/metal, de papel/cartão e de vidro na Quinta do Almirante e no Bairro da Portela (Loures).
Com o objetivo de aumentar a quantidade de material recolhido e encaminhado para reciclagem, a recolha terá o seguinte horário:
Calendário Recolha Portela

Calendário Recolha Quinta do Almirante

Pedimos que coloque os equipamentos na via pública duas horas antes da passagem das viaturas.
Para mais informações sobre a Recolha de Indiferenciados e Biorresíduos, contacte os SIMAR de Loures e Odivelas.
Todos os materiais recolhidos serão valorizados nos Centros de Triagem da Valorsul, e posteriormente encaminhados para reciclagem.
Os resíduos de empresas, quando superiores a 1.100 litros diários, devem ser transportados pelos próprios ou por transportadora que contratem.
A zona envolvente dos ecopontos deve ser mantida desimpedida e livre de resíduos. Contacte o seu Município para conhecer as soluções de recolha de resíduos de maiores dimensões como é o caso dos Monos. O ambiente e a qualidade de vida da sua localidade agradecem!