Visita
Centro de Triagem
Cabine de Sobre-Triagem

Temos uma capacidade de processar 7t/hora de embalagens, utilizando os seguintes equipamentos mecânicos:

  • 1 Crivo Rotativo;
  • 1 Abre Sacos;
  • 1 Separador Balístico;
  • 7 Separadores Óticos;
  • 4 Sistemas de Aspiração de Filme Plástico.
Prensagem

Depois de separados os materiais são compactados e enfardados para serem enviados para a indústria da reciclagem.

Centro de Triagem do Lumiar

À semelhança das 3 cores dos ecopontos, também o Centro de Triagem tem 3 fluxos de materiais: papel/cartão, embalagens de vidro e embalagens de plástico/metal, com capacidade de processar respetivamente, 50 000 t/ano, 30 000 t/ano e 19 500 t/ano. Os camiões que fazem a recolha são pesados na zona das básculas, à entrada e à saída das instalações, para sabermos a quantidade de resíduos que depositam no Centro de Triagem. O Centro de Triagem é a unidade que recebe os materiais recicláveis separados nos ecopontos e recolhas porta a porta dos municípios da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira. Conta com 70 trabalhadores e labora em 2 turnos. Os equipamentos com que o Centro de Triagem está dotado permitem aproveitar a totalidade do material reciclável.

Fluxo de Papel/ Cartão - Triagem

Como os fardos são mistos (papel e cartão) e a quantidade de contaminantes é baixa, não se justifica uma triagem muito exaustiva, pelo que só são retirados, manualmente, os contaminantes de grandes dimensões, com predominância dos sacos de plástico.

Zona de descarga do fluxo de vidro de embalagem

Como a quantidade de contaminantes é baixa não se justifica fazer triagem, pelo que neste momento estamos a funcionar como recetores/ expedidores.

Zona de descarga do fluxo de embalagens de plástico e metal

Este fluxo é o que exige um maior esforço de triagem, por ser aquele em que os contaminantes são em maior quantidade, e pelo facto de termos de separar os materiais colocados no ecoponto amarelo por vários tipos de materiais. Os materiais que separamos no fluxo embalagens de plástico/metal são os seguintes: PET e PEAD (tipos de plástico), PET óleo (garrafa de óleo alimentar), filme (sacos de plástico), plásticos mistos (categoria que inclui os plásticos que não se enquadram nos tipos de plásticos referidos atrás), ECAL (pacotes de bebida e alimentos líquidos), embalagens de ferrosos (ferro e aço) e embalagens de não ferrosos (alumínio). Depois de pesados, e de acordo com o material recolhido, os camiões dirigem-se para a zona de descarga correspondente ao respetivo fluxo e aí depositam os resíduos que transportam.

Separador Balístico

O movimento mecânico pendular das placas provoca a queda dos materiais rolantes.