07 de janeiro de 2021

CAMPANHA DE RECOLHA


De 7 a 14 de janeiro decorre uma campanha de recolha de árvores de Natal naturais pela Câmara Municipal de Lisboa. As árvores de Natal naturais recolhidas vão ser transformadas em composto na nova Estação de Compostagem de Verdes da Valorsul. O composto resultante será usado na plantação das primeiras Tiny Forest em Portugal, promovidas pela A Piece of Lemon Cake (https://www.apieceoflemoncake.com/), que começará ainda este ano em Lisboa.

 

Até quando e onde pode ser entregue a sua árvore de Natal natural?
A campanha decorre de 7 a 14 de janeiro, entre as 9h e as 17h, nos seguintes Postos de Limpeza da Cidade de Lisboa:
- Boavista: Rua Dom Luís I, 10 (Misericórdia).
- Monsanto: Estrada da Pimenteira, no acesso à Casa dos Animais de Lisboa (Alcântara).
- Filipe de Mata: Rua Filipe da Mata, sob o viaduto (Avenidas Novas).
- Vale do Forno: Estrada Militar, à Quinta do Olival (Lumiar).
- Infante D. Henrique: Avenida Infante D. Henrique, sob o Viaduto de Santa Apolónia (São Vicente)
A entrega pode também ser feita na LX Factory, no ponto de venda da iniciativa O Pinheiro Bombeiro (https://app.rnters.com/pinheirobombeiro), dias 8, 9 e 10 de janeiro, das 9h à 01h.
Pode ainda solicitar a recolha da árvore aos serviços da Câmara Municipal de Lisboa (https://informacoeseservicos.lisboa.pt/servicos/detalhe/pedido-de-intervencao-ambiente).

 

Compostagem de Verdes
A Estação de Compostagem de Verdes da Valorsul tem capacidade para reciclar 8.000 toneladas de resíduos verdes e transformá-los num composto de alta qualidade. Esta nova instalação veio reforçar o tratamento de biorresíduos recolhidos seletivamente na Área Metropolitana de Lisboa. O seu funcionamento está registado neste pequeno filme de 1 minuto: https://youtu.be/hpZkHCZQjvw.

 

Sobre a Valorsul
A Valorsul é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e região Oeste: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira. A Valorsul valoriza 20% de todo o lixo doméstico produzido em Portugal, servindo 1,6 milhões de habitantes. A Valorsul produz e exporta para a rede elétrica 2% dos consumos domésticos nacionais.

 

Informações adicionais:

Joana Xavier – Responsável de Comunicação e Sensibilização - Valorsul, SA

Tel. 21 953 59 91

Telemóvel: 93 99 00 503

E-mail: joana.xavier@valorsul.pt