08 de maio de 2019

VAMOS LIMPAR A EUROPA!

A iniciativa “Vamos Limpar a Europa” é um projeto que tem por objetivo sensibilizar os cidadãos para as questões ambientais, em especial para os resíduos abandonados em espaços naturais e as necessárias intervenções de limpeza nesses espaços. Este movimento, de âmbito europeu, incentiva a realização destas ações mantendo presente os 3Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar. As ações de limpeza são uma oportunidade única de sensibilizar para o problema dos resíduos e levar a população a mudar de comportamento. No ano passado, realizaram-se 14.347 ações de limpeza por toda a Europa!

Este ano estão já agendadas 17 ações na área da Valorsul, que vão envolver 1000 pessoas. Já no próximo fim-de-semana semana, no dia 11, destacamos a ação de limpeza das margens da Lagoa de Óbidos, com mais de 100 participantes previstos.

Esta campanha, pela sua dimensão europeia, é uma mais-valia na chamada de atenção para as questões dos resíduos ao mobilizar os mais diversos agentes da sociedade a aderir voluntariamente e envolverem-se no tema dos resíduos: desde associações, coletividades, escolas, grupos de cidadãos, estabelecimentos de comércio e serviços até instituições públicas, por exemplo. Esta iniciativa teve início a 1 de Março e termina a 30 de Junho mas as inscrições para as ações de limpeza são aceites até 15 de Junho.

 


Sobre a Valorsul
A Valorsul é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e região Oeste: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira. A Valorsul valoriza 20% de todo o lixo doméstico produzido em Portugal, servindo 1,6 milhões de habitantes. A Valorsul produz e exporta para a rede elétrica 2% dos consumos domésticos nacionais.

 

Informações adicionais:

Joana Xavier - Comunicação e Sensibilização - Valorsul, SA

Tel.21 953 59 91

Telemóvel: 939900503

E-mail: joana.xavier@valorsul.pt