23 de novembro de 2021

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos


Está em curso a 13ª edição da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, entre os dias 20 e 26 de novembro. Este programa visa sensibilizar para a redução de resíduos, reutilização e reciclagem.

O objetivo destas ações é alterar os padrões de consumo e os hábitos que levam à produção de resíduos com o propósito de atingir os grandes objetivos para os resíduos e clima. Na área da Valorsul, este ano, estão previstas 37 ações.

A Valorsul convida todos os interessados a participar nas várias iniciativas da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos que estão disponíveis e podem ser consultadas aqui.

Das várias iniciativas promovidas na área da Valorsul, podem destacar-se as seguintes:

● A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa promove dois webinars: um dedicado ao tema Comunidades Educativas "Circulares" e outro sobre Cidades Saudáveis e Sustentáveis.
● Em Alcobaça, a reutilização vai estar na ordem do dia. O Município vai entregar a munícipes e comerciantes sacos de pano reutilizáveis.
● Para evitar o desperdício de produtos alimentares a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição lança nesta semana a campanha “Saber a diferença, faz a diferença” sobre os prazos de validade dos produtos.
● Workshops de reutilização e reciclagem dos SMAS de Torres Vedras. Ideias e dicas verdadeiramente úteis para alterar o nosso dia a dia e para reduzir a nossa pegada ecológica.
● O que fazer com o óleo usado? A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, promove sessões de sensibilização aos munícipes sobre este tema durante a SEPR 2021.
● Finalmente uma solução para aquela lata com tinta! No Ecocentro da Valorsul do Lumiar, de 22 a 26 de novembro, será possível depositar pequenas quantidades de resíduos perigosos, por exemplo, os resíduos que resultam de pequenas ações de bricolage ou outros: latas com tinta, diluentes, líquidos de fotografia, etc.
Estas e outras ações contribuem para fazer a diferença. Junte-se a este movimento!

 

Sobre a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos
A Semana Europeia de Prevenção de Resíduos/European Week for Waste Reduction (EWWR) decorre entre 20 e 28 de novembro de 2021. “Comunidades Circulares!” é o tema central deste ano, ou seja, desafia-nos a agir em conjunto para prevenir a produção de resíduos. Destaca o papel que as (pequenas) comunidades podem desempenhar na transição para padrões de consumo e produção sustentáveis. A SEPR pretende chamar a atenção para áreas com alto impacto relacionadas com os nossos hábitos de consumo insustentáveis enquanto sociedade. Em 2021, esta edição apela à necessidade dos cidadãos, individualmente e, da comunidade em geral, serem envolvidos, de se investir e valorizar localmente, procurar benefícios locais na busca pelo desperdício zero e atividades circulares.

 

Sobre a Valorsul
A Valorsul é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e região Oeste: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira. A Valorsul valoriza 20% de todo o lixo doméstico produzido em Portugal, servindo 1,6 milhões de habitantes. A Valorsul produz e exporta para a rede elétrica 2% dos consumos domésticos nacionais.

 

Informações adicionais:

Susana Silva - Comunicação e Sensibilização - Valorsul, SA

Telemóvel: 961 021 722

E-mail: susana.silva@valorsul.pt