24 de outubro de 2007

O Instituto Regulador de Águas e Resíduos e o Jornal Água & Ambiente atribuíram à Valorsul o "Prémio de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos" no tema "Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos prestado aos Utilizadores". O prémio foi atribuído, a 24 de outubro de 2007, em cerimónia pública, no Hotel Lapa Palace.

No âmbito da parceria estabelecida em 2006 entre o Jornal Água & Ambiente e o Instituto Regulador de Águas e Resíduos (IRAR), foi instituída a atribuição anual dos "Prémios de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos", com o objetivo de divulgar casos portugueses de excelência.

Este prémio pretende contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos sólidos urbanos, e tem a colaboração da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

O júri decidiu por unanimidade, atribuir esta distinção à Valorsul "pelo relevante desempenho global da empresa na gestão do sistema de valorização e tratamento de resíduos à região de Lisboa, de grande dimensão, integração e complexidade, constituindo uma importante referência no setor, pelo grande esforço colocado ao nível da valorização multimaterial, da valorização orgânica, da valorização energética e da utilização de energias renováveis, nomeadamente em termos de inovação tecnológica e da sensibilização da população". Além da obtenção da certificação do sistema de gestão ambiental e do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho.

O prémio materializa-se na entrega de um troféu concebido pelo Arq. Álvaro Siza Vieira e fabricado com materiais reciclados no âmbito do Projeto Remade in Portugal.