13 de março de 2008

Foi inaugurada, a 13 março de 2008, na freguesia de São Brás (Amadora), mais uma unidade operacional da Valorsul - a Estação de Tratamento e Valorização Orgânica (ETVO). Em cerimónia oficial, presidida por Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado do Ambiente, Professor Humberto Rosa, a nova instalação foi apresentada e destacada como uma instalação com tecnologia pioneira em Portugal.

Com a entrada em funcionamento da ETVO, a Valorsul completa o seu Sistema de Gestão Integrada de Resíduos. A ETVO está preparada para receber os resíduos orgânicos separados pelos grandes produtores (restaurantes, cantinas, mercados, entre outros) dos concelhos de Amadora, Loures, Lisboa, Odivelas e Vila Franca de Xira, e tem capacidade para processar 40.000 Mg de matéria orgânica anualmente.

Através do tratamento da matéria orgânica - por digestão anaeróbia (tratamento em ambiente fechado e ausência de oxigénio) associada ao processo de compostagem - é possível produzir um composto orgânico de elevada qualidade (sem aditivos químicos), que será utilizado como fertilizante na agricultura, e gerar energia elétrica a partir do biogás que os resíduos produzem, exportando-a para a Rede Elétrica Nacional como "energia verde".

Na ETVO, a Valorsul trata e valoriza as toneladas de restos de comida que deitamos fora todos os dias - em 2007, e enquanto decorria o período experimental, já foi possível tratar 29.000 toneladas de matéria orgânica. Esta unidade é única no nosso país no que concerne à produção de eletricidade e diferencia-se das centrais de compostagem tradicionais que não produzem energia elétrica.