07 de setembro de 2020

Com a reciclagem, TONELADAS DE AJUDA chegam a mais de 60 instituições...


Em 2018 teve início a campanha Toneladas de Ajuda. A Valorsul abriu as portas dos seus centros de triagem e ecocentros para receber materiais recicláveis das instituições e, como contrapartida, passou a ajudar financeiramente as associações participantes.

 

DUPLA MISSÃO: AMBIENTAL E SOCIAL
Estão inscritas mais de 60 instituições nesta campanha e, desde o seu arranque, a ajuda financeira da “Tonelada de Ajuda” já ultrapassou os 94 mil euros, conseguindo enviar para reciclar cerca de 475 toneladas de materiais entregues pelas instituições. A Valorsul uniu assim a sua missão ambiental à missão social destas instituições. Todas as instituições sem fins lucrativos interessadas em participar na campanha “Toneladas de Ajuda” podem contactar a Valorsul e qualquer pessoa ou empresa pode contribuir para ajudar através da entrega de materiais recicláveis para esta campanha.

 

QUANTIDADES DO 1º SEMESTRE DE 2020 SUPERAM EXPECTATIVAS
No primeiro semestre de 2020, a campanha Toneladas de Ajuda angariou 138 toneladas de material reciclável, um resultado acima do esperado, considerando que as entregas estiveram suspensas durante o estado de emergência, devido à pandemia COVID-19. Foram entregues 2 toneladas de vidro, 87 toneladas de papel&cartão e 49 de plástico&metal por 53 instituições. Como contrapartida financeira, a Valorsul entregou 25 mil euros em função das quantidades entregues.

 

A QUEM CHEGA A AJUDA
Temos como exemplo de maior sucesso desta campanha, o caso da Associação O Dom Maior que oferece diversas terapias e fisioterapia para crianças. “Há que reconhecer este trabalho, destas pessoas que se dedicam a separar os materiais para esta campanha, que, em alguns casos se tratam de famílias que vivem em situações muito complicadas e com acrescidas responsabilidades”, como refere Sofia Terceiro, Presidente da Associação, “em muitas das situações, ausentes de seguros de saúde, este é o único meio que viabiliza os tratamentos necessários.” Dá como exemplo as crianças de 10 famílias aderentes, onde se incluem 3 casais de gémeos, que têm acesso a cuidados de saúde, ensino especial e terapias de reabilitação de que necessitam com verba que resulta da “Toneladas de Ajuda”. Esta associação foi das primeiras a aderir à campanha e tem mobilizado muitas pessoas e até empresas que fazem chegar à Valorsul materiais que revertem em terapias e medicamentos para os seus utentes.

 

Os Bombeiros Voluntários de Bucelas aderiram à campanha “Toneladas de Ajuda” em 2019 e, há já alguns anos que, acrescentaram ao seu trabalho em prol da comunidade, uma vertente ambiental que traz benefícios para a população que servem e também para a corporação. Este foi o motivo que levou Rui Máximo Santos, Comandante desta corporação a abraçar mais este projeto em que, ao mesmo tempo que contribuem para o ambiente, recebem um incentivo financeiro. Vitor Santos, Presidente da Direção, reforça a importância destas parcerias e vê potencial na participação na “Toneladas de Ajuda” para representar um apoio ainda maior nas despesas fixas desta entidade.

 

Sobre a Valorsul
A Valorsul é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e região Oeste: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira. A Valorsul valoriza 20% de todo o lixo doméstico produzido em Portugal, servindo 1,6 milhões de habitantes. A Valorsul produz e exporta para a rede elétrica 2% dos consumos domésticos nacionais.

 

Informações adicionais:

Joana Xavier - Comunicação e Sensibilização - Valorsul, SA

Tel. 21 953 59 91

Telemóvel: 93 99 00 503

E-mail: joana.xavier@valorsul.pt