05 de junho de 2012

No âmbito do programa "Menos Lixo, Mais Futuro".

A Valorsul e o Instituto da Segurança Social, I.P. (ISS) assinaram hoje, Dia Mundial do Ambiente, um protocolo de cooperação, no âmbito do programa "Menos Lixo, Mais Futuro". A principal meta desta parceria é reduzir a produção de resíduos no Instituto. Nesta cerimónia foi ainda apresentado o novo filme institucional da Valorsul, que chama a atenção para a necessidade de uma melhor gestão dos resíduos produzidos por todos, e as mais-valias da atividade da Valorsul, em nome de um melhor ambiente.

O protocolo agora assinado prevê a definição de planos de gestão de resíduos para os edifícios do ISS, IP situados na área de intervenção geográfica da Valorsul, abrangendo assim cerca de 2800 trabalhadores.

Para isso, o protocolo prevê a prestação de consultoria gratuita por parte da Valorsul na implementação e monitorização de um plano de gestão de resíduos no ISS. A Valorsul será também responsável por ações de sensibilização sobre prevenção e gestão de resíduos dirigidos à equipa técnica do ISS.

Por outro lado, o ISS compromete-se a implementar os planos de gestão de resíduos nas suas instalações, bem como promover as boas práticas ambientais nesses locais.

O Programa "Menos Lixo, Mais Futuro" integra as iniciativas de prevenção de resíduos promovidas pela Valorsul na prossecução do Plano Nacional de Prevenção de Resíduos que tem como meta reduzir em 47 kg a produção de resíduos urbanos por ano, per capita, até 2016.

João Figueiredo, presidente da Comissão Executiva da Valorsul, destaca a importância da iniciativa, "especialmente num dia dedicado ao ambiente. As instituições governamentais são um veículo relevante para divulgar junto da população a importância da correta gestão de resíduos e devem constituir um exemplo das melhores práticas. Numa conjuntura económica difícil para o país, é importante este esforço de prevenção. Nesta iniciativa juntamos estas duas vertentes positivas: poupar nos custos e defender o ambiente".

Luís Monteiro, do ISS, reforça a importância de uma adequada gestão de resíduos, "especialmente num organismo com a dimensão do Instituto da Segurança Social. Esperemos que esta colaboração possa não só trazer benefícios ambientais e económicos ao Instituto da Segurança Social, mas também servir como incentivo a que todos os nossos colaboradores adotem comportamentos sustentáveis no seu quotidiano".

O novo vídeo institucional da Valorsul, apresentado na assinatura deste protocolo pode ser consultado na Mediateca do site da Valorsul, ou no canal da Valorsul no Youtube.

Nele são explicadas todas missões da Valorsul, que vão desde à recolha e triagem de resíduos, até à valorização energética, passando pela educação e sensibilização ambiental. As 950 mil toneladas de resíduos, de 1 milhão e 600 mil habitantes, tratadas anualmente pela Valorsul permitem, entre outras coisas, produzir energia elétrica para perto de 2 mil famílias e produzir materiais úteis a atividades como a agricultura, indústria e construção.

O Dia Mundial do Ambiente é um marco anual que tem como objetivo assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente, e, ao mesmo tempo alertar as populações e os governos para a necessidade de preservar o ambiente.