08 de agosto de 2019

Projeto inovador na área metropolitana de Lisboa:


São cada vez mais os cidadãos com preocupações ambientais no seu dia a dia e que estão dispostos a alterar comportamentos e a dar o seu contributo para reduzir a sua pegada ecológica. A compostagem é um processo 100% natural onde os restos de vegetais ganham uma nova vida, transformando-se em fertilizante para a terra.

A pensar nas famílias que residem em prédios e que também gostariam de fazer compostagem, a Valorsul desenvolveu um projeto inovador de compostagem comunitária.

O programa “Todos podem compostar” disponibilizou um compostor comunitário em cinco espaços verdes da Área metropolitana de Lisboa. A população residente na envolvente de cada um destes cinco locais pode participar, entregando os seus resíduos orgânicos para serem transformados em fertilizante natural.

A implementação do projeto “Todos Podem Compostar”, foi realizada em parceria com os municípios, que são agora responsáveis pela sua gestão e manutenção. O composto resultante será oferecido aos utilizadores ou utilizado pelo próprio município.

Esta iniciativa permite a redução da quantidade de resíduos depositados nos contentores municipais ao mesmo tempo que valoriza a matéria orgânica presente nos resíduos urbanos.
Para além do próprio compostor comunitário, o projeto promovido pela Valorsul assegurou a formação dos funcionários municipais responsáveis pelos compostores e desenvolveu uma campanha de comunicação e sensibilização para a prática da compostagem comunitária, dirigida à população residente na envolvente de cada um dos cinco locais para dar a conhecer a existência do novo equipamento e os benefícios da compostagem.
O programa "Todos Podem Compostar" beneficia do apoio do PO SEUR, que financiou as ações de formação e os materiais de comunicação.


“Todos Podem Compostar” está disponível nos seguintes locais:
● Parque Central da Amadora.
● Parque Integrado da Ribeirada, Odivelas.
● Parque Verde das Colinas do Cruzeiro, Odivelas.
● Quinta Pedagógica dos Olivais, Lisboa.
● Jardim do Ecobairro, Vila Franca de Xira.

 

Sobre a Valorsul
A Valorsul é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e região Oeste: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira. A Valorsul valoriza 20% de todo o lixo doméstico produzido em Portugal, servindo 1,6 milhões de habitantes. A Valorsul produz e exporta para a rede elétrica 2% dos consumos domésticos nacionais.

 

Informações adicionais:

Joana Xavier - Comunicação e Sensibilização - Valorsul, SA

Tel.21 953 59 91

Telemóvel: 939900503

E-mail: joana.xavier@valorsul.pt