16 de novembro de 2010

No dia 16 de novembro, às 15h30, na sede da Valorsul, em São João da Talha, a EGF (Empresa Geral de Fomento, sub-holding do grupo AdP), fez a apresentação pública dos Planos de Prevenção de Resíduos dos Sistemas de Gestão de Resíduos, para assinalar a Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos, que decorre de 20 a 28 de novembro.

Esta cerimónia foi presidida pelo Presidente do Conselho de Administração da Valorsul, Emídio Xavier e contou com a presença da Administradora da Valorsul, Almerinda Antas e da Subdiretora Geral da Agência Portuguesa do Ambiente, Luísa Pinheiro.

Esta apresentação decorre do compromisso, de novembro de 2009, em que todos os sistemas da EGF assinaram um protocolo de colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente, com o objetivo de contribuir para reduzir os resíduos urbanos até 2016, em 10% da capitação diária.

Para o alcance desta meta, os sistemas da EGF estão a desenvolver, a partir da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (que se realiza de 20 a 28 de novembro), de norte a sul do País, um conjunto de incitativas de incentivo à prevenção da produção de resíduos, quer junto dos colaboradores, quer dirigidas ao público em geral, com destaque para um projeto‐piloto na área da compostagem doméstica ("Compostar, outra forma de reciclar") e uma iniciativa de promoção do uso de fraldas reutilizáveis (Campanha "Fraldinhas"), também apresentados nesta sessão.

A prevenção da produção de resíduos é uma prioridade europeia com expressão nas várias estratégias e diretivas que têm vindo a ser implementadas, com o objetivo de permitir uma gestão sustentável dos resíduos urbanos produzidos pela atividade humana. Uma temática que é também para Portugal um objetivo prioritário, no âmbito do qual foi aprovado o Programa de Prevenção de Resíduos Urbanos (PPRU), pelo Despacho 3227/2010, de 22 de fevereiro, que tem por objetivo preparar o país para o cumprimento da meta nacional da prevenção.

No Programa de Prevenção de Resíduos Urbanos os sistemas de gestão de resíduos são definidos como um dos atores-chave para o sucesso deste programa, a par dos agentes económicos, das entidades gestoras de fluxos específicos de resíduos, da administração local e central, da comunidade técnica científica, das organizações não governamentais (ONG's) e dos próprios cidadãos.

No âmbito dos sistemas de tratamento e valorização de resíduos geridos pelas empresas da Empresa Geral de Fomento são processados anualmente cerca d 3,6 milhões de toneladas de resíduos urbanos (RU) produzidas em 165 Municípios, servindo cerca de 63% da população de Portugal Continental.