10 de novembro de 2020

Apelo à reflexão dos consumidores


A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos acontece entre os dias 21 a 29 de novembro. Em 2020, esta iniciativa pretende chamar a atenção para resíduos que causam grande impacto no nosso planeta, relacionados com hábitos de consumo insustentáveis.


A 12ª edição da SEPR, na qual a Valorsul continua como coordenadora regional, centra-se no alerta para a grande quantidade de resíduos que é gerada durante o processo de fabrico de produtos, e que em grande parte não pode ser reciclada, os RESÍDUOS INVISÍVEIS. O objetivo é consciencializar para a elevada quantidade de resíduos produzida sem nos apercebermos enquanto consumidores e levar à procura de novas formas de combater o desperdício invisível. Além do tema deste ano, as ações a implementar na SEPR 2020 continuam a sensibilizar para os “3Rs”: Reduzir os resíduos produzidos, Reutilizar os produtos/objetos e Reciclar os materiais e embalagens.
A Valorsul vai estar envolvida diretamente em várias ações que vão acontecer durante esta semana:

 

Finalmente uma solução para aquela lata com tinta!
No âmbito da SEPR 2020, a Valorsul vai abrir o Ecocentro do Lumiar de 23 a 27 de novembro, para que os seus munícipes possam depositar pequenas quantidades de resíduos perigosos, por exemplo, os resíduos que resultam de pequenas ações de bricolage ou outros: latas com tinta, diluentes, inseticidas, líquidos de fotografia. Toda a informação sobre esta campanha está disponível em www.valorsul.pt, na área dedicada à Prevenção de Resíduos.

 

Valorsul oferece compostor e formação em compostagem
Durante os próximos meses, a Valorsul está a oferecer, em parceria com os Municípios, ações de formação e ainda um compostor a cada família participante. Em Portugal, 38% dos resíduos domésticos são bioresíduos, desta forma, a Valorsul convida as famílias residentes dos seus municípios que tenham quintal, horta ou jardim a dedicar-se à compostagem.
Esta edição do programa irá formar mais 2500 famílias para a prática da compostagem e permitirá desviar muitas toneladas de materiais biodegradáveis dos contentores dos municípios, reduzindo assim a quantidade de resíduos urbanos.

As inscrições estão abertas, basta aceder ao link que se encontra disponível na página de facebook da Valorsul.
Durante a semana da prevenção estarão a decorrer ações de formação em Loures.

 

Todos somos parte!
E porque o futuro do planeta não é reciclável, durante a SEPR, esta campanha da Valorsul e das 10 empresas da EGF, vai abordar este tema e sensibilizar para o excesso de resíduos, com mensagens de alerta sobre esta questão para que os cidadãos consumam de forma consciente: reduzindo, reutilizando e reciclando.

 


Sobre a Valorsul
A Valorsul é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e região Oeste: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira. A Valorsul valoriza 20% de todo o lixo doméstico produzido em Portugal, servindo 1,6 milhões de habitantes. A Valorsul produz e exporta para a rede elétrica 2% dos consumos domésticos nacionais.

 

Informações adicionais:

Joana Xavier - Comunicação e Sensibilização - Valorsul, SA

Tel.21 953 59 91

Telemóvel: 93 99 00 503

E-mail: joana.xavier@valorsul.pt