21 de fevereiro de 2008

O CTE - Centro de Triagem e Ecocentro do Lumiar, da Valorsul, combina processos manuais e mecânicos de separação das embalagens, com recurso às tecnologias de separação balística e ótica.

Foi inaugurada, a 21 de fevereiro de 2008, a Nova Linha de Separação de Embalagens. Numa cerimónia presidida por sua Excelência o Senhor Secretário de Estado do Ambiente, Professor Humberto Rosa, os convidados presentes ficaram a conhecer este equipamento inovador agora implementado na triagem das embalagens, recolhidas na área metropolitana de Lisboa (Norte).

A implementação no Centro de Triagem da nova linha de triagem de volumosos (embalagens de plástico, de metal e pacotes para líquidos alimentares), com recurso às tecnologias dos separadores balísticos e óticos, permitiu um aumento da capacidade de processamento de 2,5 vezes mais quantidade. A alteração da linha de triagem do CTE consistiu essencialmente na passagem de grande parte da intervenção manual para triagem balística e ótica, combinando processos manuais e mecânicos de separação. O custo desta alteração importou 2,2 milhões de euros e possibilita o processamento de 5 toneladas/hora, face às 1,8 toneladas/hora anteriores.

Esta nova forma de triagem é mais uma vez exemplo da inovação e pioneirismo que têm caracterizado a atividade da Valorsul.