14 de janeiro de 2019

A empresa cumpriu em 2018 todas as metas ambientais com menos custos
Estão de parabéns os habitantes dos 19 municípios servidos pela Valorsul. A empresa conseguiu cumprir, em 2018, todas as metas ambientais impostas pelo Estado Português no que respeita à reciclagem e desvio de resíduos dos aterros.
Em 2018 a reciclagem aumentou em todos os materiais: vidro; papel e cartão; plástico e metal. No global, entraram nos Centros de Triagem da empresa mais 9 mil toneladas de material para reciclar do que no ano anterior e foi ultrapassado o record de recicláveis recebidos num ano.
A separação nos ecopontos de papel e cartão foi a que registou um crescimento superior (mais 17% que no ano anterior). Seguiu-se uma evolução muito positiva na separação de plástico e metal para reciclagem (mais 14%). A reciclagem de vidro cresceu 6%.

Em 2018, cada habitante enviou, em média, 50 kg de materiais para reciclar
A exigente meta imposta à Valorsul foi cumprida. Em 2018 registou-se o envio para as indústrias recicladoras de 50 kg de material por cada habitante da região. A Valorsul também não podia ultrapassar os 23% de resíduos biodegradáveis depositados em aterro e cumpriu. No global, a Valorsul enviou para reciclagem (embalagens, orgânicos e outros) 40% dos seus resíduos urbanos, cumprindo também esta importante meta.

 

Metas cumpridas com menos custos para os cidadãos
O resultado foi conseguido poupando cerca de 30 milhões de euros do investimento inicialmente previsto (por isso com menos custos para os cidadãos). Esse investimento foi substituído por uma forte aposta na otimização e partilha de infraestruturas já existentes.

 

Região Oeste regista os maiores crescimentos
Nos 14 municípios do Oeste, esta evolução na reciclagem foi ainda mais positiva, com crescimentos de mais 11% no vidro, mais 24% no papel/cartão e mais 26% de entrega de embalagens de plástico e metal. Este crescimento acentuado deveu-se a um forte investimento na recolha seletiva realizado pela empresa com mais 1500 ecopontos, mais 28 viaturas de recolha e campanhas de sensibilização.

 

Com o apoio:

 

 

Sobre a Valorsul
A Valorsul é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e região Oeste: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira. A Valorsul valoriza 20% de todo o lixo doméstico produzido em Portugal, servindo 1,6 milhões de habitantes. A Valorsul produz e exporta para a rede elétrica 2% dos consumos domésticos nacionais.

 

Informações adicionais:

Joana Xavier - Comunicação e Sensibilização - Valorsul, SA

Tel.21 953 59 91

Telemóvel: 939900503

E-mail: joana.xavier@valorsul.pt