15 de novembro de 2013

O parque temático ecológico da Turma da Mônica inaugurou no passado sábado, dia 16 de novembro, na Amadora. O dia ficou marcado por uma festa de celebração, com muita animação e insufláveis para os mais pequenos. Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora e da Valorsul - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste, S.A.

O parque, com cerca de quatro mil metros quadrados, encontra-se no espaço da Fábrica da Cultura, onde durante vários anos foi realizado o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, e foi construído com recurso a vários materiais reciclados, alguns deles resultantes do desmantelamento das estruturas que estavam no local. No total, foram reutilizados na obra 100m3 de material orgânico, 1000 m3 de resíduos de demolição e construção retirados das edificações que se encontravam erigidas no local, e 14 m3 de borracha reciclada.

Foram ainda instalados 21 bancos de jardim, que resultam na sua totalidade de material reciclado. Além disso, durante a manutenção do parque, o corte da relva, que ronda os dois m3 em cada operação de corte é sempre entregue no Ecocentro e, posteriormente reencaminhada para a Estação de Tratamento e Valorização Orgânica.

Dada a quantidade dos materiais utilizados na obra (reciclados e reutilizados), o Parque foi submetido a uma candidatura no âmbito da Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos (que se realiza este ano de 16 a 24 de novembro), por intermédio da Valorsul.

No ano em que se celebra o 50.º aniversário da Mônica, personagem brasileira incontornável da história da banda desenhada, e num concelho conhecido pela divulgação da 9.ª arte, a Amadora e a Valorsul prestam homenagem ao criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, que esteve associado a todo o processo de construção deste novo espaço verde.

A construção do parque permitiu requalificar uma zona degradada da cidade e implementar uma nova referência urbana, com características e vocações únicas, que conta com a presença das personagens da Turma da Mônica - a Mônica, o Cascão, o Cebolinha, a Magali, o Bidu, o Zé Lelé, o Chico Bento, entre tantos outros - a uma escala aumentada, estrategicamente posicionadas em vários locais, que possibilitam e incentivam o contacto direto e interativo com as crianças.