23 de março de 2015

Meia Maratona de Lisboa recebeu primeiros contentores concebidos para a separação de embalagens em grandes eventos ao ar livre
No passado dia 22 de março, a Mini e Meia Maratona de Lisboa receberam os primeiros contentores concebidos especialmente para eventos ao ar livre, permitindo aos atletas colocar as garrafas de bebidas enquanto participavam na prova. A iniciativa resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Sociedade Ponto Verde no desenvolvimento destes contentores especiais. Por sua vez, a Valorsul, reforçou os meios humanos de recolha de embalagens no local.

Através deste projeto, as três entidades pretendem contribuir para o aumento das taxas de reciclagem, incentivando a separação das embalagens usadas durante e após a prova.

"As maratonas são normalmente eventos onde existe uma grande produção de resíduos, podendo ser produzidas mais de duas toneladas de garrafas de PET de água e de refrigerantes. Ao apoiar este projeto, a Sociedade Ponto Verde pretende dar o seu contributo para que este tipo de eventos não deixe para trás um rasto de resíduos e para que uma cada vez maior quantidade de resíduos de embalagens sejam encaminhados para reciclagem", explica Luís Veiga Martins, Diretor Geral da Sociedade Ponto Verde.

"Aumentar os meios de sensibilização e assegurar que estas embalagens vão parar ao sítio certo é o nosso objetivo. Esta será com certeza uma de muitas iniciativas semelhantes que vamos incentivar, para garantir a reciclagem máxima das embalagens que são consumidas", afirma João Figueiredo, Presidente da Comissão Executiva da Valorsul.

A Meia Maratona de Lisboa foi o primeiro evento a receber a contentorização desenhada especificamente para este tipo de iniciativas, mas o objetivo é que a experiência possa ser alargada a outras cidades e eventos.