02 de abril de 2015

Durante a Mini e Meia Maratona de Lisboa, que decorreu no dia 22 de março, foram recolhidas e enviadas para reciclagem mais de 6,6 toneladas de embalagens usadas. Os resíduos gerados durante a prova foram separados com a ajuda dos primeiros contentores concebidos especialmente para eventos ao ar livre, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa e da Sociedade Ponto Verde. No final, a Valorsul ajudou a tornar a iniciativa na primeira corrida ambientalmente sustentável ao recolher as embalagens geradas no local pelos mais de 40 mil participantes na prova.

Através deste projeto pioneiro, as três entidades contribuíram para dar um destino adequado aos mais de 6.600 kg de embalagens de bebidas consumidas durante e após a prova.

"As diversas corridas que se realizam hoje em dia são normalmente eventos onde existe uma grande produção de resíduos, razão que levou a Sociedade Ponto Verde a juntar-se à Câmara Municipal de Lisboa e à Valorsul para fazer deste um evento mais amigo do ambiente, dando o destino mais adequado aos resíduos produzidos", salienta Luís Veiga Martins, Diretor Geral da Sociedade Ponto Verde.

"A adesão à separação de embalagens por parte dos atletas e da população foi muito positiva. Este primeiro exemplo servirá com certeza de modelo e inspiração para outras iniciativas.", afirma João Figueiredo, Presidente da Comissão Executiva da Valorsul.

A Meia Maratona de Lisboa foi o primeiro evento a receber a contentorização desenhada especificamente para este tipo de iniciativas, mas o objetivo é que a experiência possa ser alargada a outras cidades e eventos.