03 de novembro de 2020

Valorsul apresenta novas instalações


Já está completamente operacional a maior e mais tecnológica linha de triagem de embalagens do nosso país. Fica no Centro de Triagem do Lumiar, em Lisboa, e vem tornar mais rápida e rigorosa a triagem, sobretudo de vários tipos de plásticos e metais que as famílias e comércio separam para reciclar nos contentores e ecopontos amarelos.

Investimento de 5,5 milhões garante aumento de capacidade

O investimento, de cerca 5,5 milhões de euros no novo Centro de Triagem da Valorsul, veio dotar esta infraestrutura de uma capacidade de processamento superior a 7 toneladas por hora de plástico e metal, o que permitirá fazer face ao crescimento das quantidades separadas pelas pessoas nos próximos anos. Foram ainda instalados 7 leitores óticos que separam automaticamente diferentes plásticos e mais de 100 equipamentos e transportadores permitem o máximo aproveitamento de todo o material que chega a esta linha de triagem.

Diariamente, este Centro de Triagem trata e encaminha para reciclagem as embalagens de plástico e metal que ali chegam (44 toneladas/dia) mas também 105 toneladas de papel e cartão e 88 toneladas de vidro. *
O novo Centro de Triagem emprega 70 trabalhadores, em dois turnos, que garantem toda a operação e um elevado controlo de qualidade dos materiais.

A Valorsul convida a uma visita virtual a esta importante peça de tecnologia na área da separação de resíduos recicláveis, através da visualização de um breve vídeo de 2 minutos em: https://www.youtube.com/watch?v=BBoeY4P1wEY.

No Centro de Triagem do Cadaval estão também concluídas as obras de atualização e aumento de capacidade, para fazer face aos crescimentos alcançados na recolha seletiva do Oeste.
A nova linha de embalagens, em Lisboa, foi financiada pelo PO SEUR.

 

Sobre a Valorsul
A Valorsul é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e região Oeste: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira. A Valorsul valoriza 20% de todo o lixo doméstico produzido em Portugal, servindo 1,6 milhões de habitantes. A Valorsul produz e exporta para a rede elétrica 2% dos consumos domésticos nacionais.

 

Informações adicionais:

Joana Xavier - Comunicação e Sensibilização - Valorsul, SA

Tel.21 953 59 91

Telemóvel: 93 99 00 503

E-mail: joana.xavier@valorsul.pt