09 de novembro de 2018

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Tem em casa um produto perigoso e não sabe como se desfazer dele sem prejudicar o ambiente? Aqui tem uma solução. De 17 a 25 de novembro, a Valorsul lança uma campanha de recolha de pequenas quantidades de resíduos perigosos. Exemplos de resíduos que estaremos a receber: latas com tinta, diluentes, pesticidas, inseticidas, líquidos de fotografia, devidamente acondicionados em embalagem fechada. A entrega só é possível no Ecocentro do Lumiar que vai estar aberto nos dois sábados (17 e 24). Os resíduos recolhidos serão depois encaminhados para um operador licenciado.
Esta campanha insere-se nas iniciativas da "Semana Europeia da Prevenção", uma semana para refletirmos sobre a quantidades de resíduos que produzimos na europa.
As ações dedicadas à prevenção de resíduos podem ter como tema qualquer um dos “3 R’s”: reduzir, reutilizar e reciclar e vão, por exemplo, desde a reutilização e recuperação de objetos até ao combate do desperdício alimentar. Todos podem contribuir, organizações e cidadãos, para a redução do lixo e para a promoção da economia circular.
Junte-se a este movimento que contribui para uma Europa com menos resíduos e inscreva a sua ação até 9 de Novembro em www.ewwr.eu.

 

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos
A Semana Europeia de Prevenção de Resíduos/European Week for Waste Reduction (EWWR) decorre entre 17 e 25 de novembro de 2018. O tema central este ano é alertar para a necessidade de reduzir o consumo de produtos com conteúdos perigosos. É tempo de diminuir o uso deste tipo de produtos nos espaços que nos rodeiam, como por exemplo nas casas de banho, cozinhas, garagens, sotãos, etc! O objetivo é aumentar a consciência da população sobre a necessidade de redução de resíduos e esta iniciativa constitui um incentivo para a diminuição da quantidade de lixo produzida na Europa.

 


Sobre a Valorsul
A Valorsul é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e região Oeste: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira. A Valorsul valoriza 20% de todo o lixo doméstico produzido em Portugal, servindo 1,6 milhões de habitantes. A Valorsul produz e exporta para a rede elétrica 2% dos consumos domésticos nacionais.

 

Informações adicionais:

Joana Xavier - Comunicação e Sensibilização - Valorsul, SA

Tel.21 953 59 91

Telemóvel: 939900503

E-mail: joana.xavier@valorsul.pt