28 de junho de 2021

A edição 2020/2021 do Programa Ecovalor, no Município de Loures envolveu mais de 16 mil alunos chegou ao fim com a Missão 3 R’s cumprida. No concurso separa e ganha no amarelo, com a participação de 19 escolas do município, foi possível recolher 7,5 toneladas de plástico & metal, das quais o metal não ferroso seria suficiente para fabricar 15 bicicletas e as garrafas de bebida (PET) para produzir 5 980 t-shirts XL. já no concurso separa e ganha no azul a participação de 11 escolas permitiu a recolha de 8 toneladas de papel, o que equivale a 144 árvores. no total, como contrapartida financeira, a Valorsul entregou cerca 800 euros às escolas que obtiveram melhor resultado nos concursos.

A ação de sensibilização online – A SOLUÇÃO É REDUZIR – dedicada ao tema da prevenção de resíduos chegou a 30 turmas do 1º ciclo de Loures, mas os seus conteúdos continuarão disponíveis para todos, de forma gratuita, no endereço www.asolucaoereduzir.com.

Este programa, desenvolvido em parceria com o Município de Loures, distingue os estabelecimentos de ensino ou Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Concelho que separam maiores quantidades destes resíduos. Este ano, o primeiro lugar no ECOPONTO AMARELO foi conquistado pela “Associação O Saltarico” e no ECOPONTO AZUL pela “Escola EB de Camarate”.

De notar que sendo este um ano letivo atípico, devido à COVID-19, e que as escolas estiveram parte do ano letivo em ensino não presencial, se registou um menor número de estabelecimentos inscritos, mas ainda assim as quantidades separadas, consideradas em proporção, nestas condições não habituais, demonstram um envolvimento e interesses especiais pela reciclagem. Estão todos de parabéns: Município, escolas, instituições e todos os que se empenharam em separar para ganhar.

 

SOBRE A VALORSUL
A Valorsul é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e Região Oeste: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda Dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas Da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira. A Valorsul valoriza 20% de todo o lixo doméstico produzido em Portugal, servindo 1,6 milhões de habitantes. A Valorsul produz e exporta para a rede elétrica 2% dos consumos domésticos nacionais.

 

Informações adicionais:

Susana Silva – Responsável de Comunicação e Sensibilização - Valorsul, SA.

Telemóvel: 961 021 722

E-mail: susana.silva@valorsul.pt