17 de maio de 2019

No dia 17 de Maio assinala-se o Dia Internacional da Reciclagem. Foi esta a data escolhida pela Valorsul para realizar mais uma sessão de formação em compostagem doméstica, na Sede da empresa, em Loures, e que contou com a presença de mais de 50 pessoas. Após a ação receberam um compostor e um “Guia Prático de Compostagem”.
Esta ação fez parte do programa de compostagem doméstica, “Compostar, outra forma de reciclar”, que decorreu entre Setembro e Novembro de 2018, e que contou com cerca de 2400 participantes. Neste âmbito, foram realizadas 100 ações de formação em que a Valorsul ofereceu um compostor por agregado familiar. A implementação deste projeto aconteceu em estreita parceria com os Municípios e Juntas de Freguesia e permitiu sensibilizar a população para a prática da compostagem, indo ao encontro dos objetivos da prevenção de resíduos, promovendo a diminuição da quantidade de matéria orgânica que é encaminhada para aterro.

 

17 de Maio – Dia Internacional da Reciclagem
Esta é uma iniciativa que contribui para uma outra forma de reciclagem: a compostagem doméstica é uma reciclagem 100% natural de matéria orgânica que todos podemos fazer se tivermos quintal, horta ou jardim. Os vegetais, as folhas do jardim e as plantas secas ganham uma vida nova e transformam-se em composto para fertilizar a terra.
As ações de formação e os materiais de comunicação do programa "Compostar, outra forma de reciclar" beneficiaram do apoio do PO SEUR.

 

Sobre a Valorsul
A Valorsul é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e região Oeste: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira. A Valorsul valoriza 20% de todo o lixo doméstico produzido em Portugal, servindo 1,6 milhões de habitantes. A Valorsul produz e exporta para a rede elétrica 2% dos consumos domésticos nacionais.

 

Informações adicionais:

Joana Xavier - Comunicação e Sensibilização - Valorsul, SA

Tel.21 953 59 91

Telemóvel: 939900503

E-mail: joana.xavier@valorsul.pt