14 de março de 2019

VALORSUL RECEBEU 13 TONELADAS PARA RECICLAR DESTE ECOEVENTO
ESTE ANO, ATÉ AS SERPENTINAS FORAM RECICLADAS!


O Carnaval de Torres Vedras é um exemplo de evento que aposta na reciclagem dos resíduos produzidos. Os participantes separaram nos ecopontos disponíveis perto de 7 toneladas de plástico e metal; mais de 4 toneladas de vidro e perto de 2 toneladas de papel e cartão, batendo o recorde de reciclagem deste evento.
Devido a este bom desempenho, a Valorsul vai entregar uma contrapartida no valor de 1.950 euros. Este ano, o município decidiu que será entregue à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.
O evento contou ainda com o apoio da Novo Verde, com “ecopontos humanos” que ajudaram a tornar a separação ainda mais fácil e divertida.

 


25 ECOEVENTOS NA VALORSUL EM 2018
Todos os anos, a Valorsul desafia os municípios organizadores de eventos a solicitar a classificação de Ecoevento. A Valorsul oferece formação e apoio para a gestão adequada de resíduos e uma contrapartida financeira de acordo com a quantidade de resíduos recolhidos seletivamente. Em 2018, na Valorsul, foram promovidos 25 Ecoeventos que possibilitaram a reciclagem de mais de 100 toneladas de material e o apoio a inúmeras instituições a quem foi entregue a contrapartida.

 

E DEPOIS DO EVENTO, O QUE ACONTECE AO MATERIAL?
Os materiais recicláveis recolhidos de forma seletiva durante os eventos da região Oeste (plásticos, metais, vidro, papel e cartão) são desviados do aterro e transportados para o centro de triagem da Valorsul, no concelho do Cadaval, onde vão ser preparados para serem aceites por cada uma das indústrias de reciclagem, a quem serão entregues.

 


Sobre a Valorsul
A Valorsul é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e região Oeste: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira. A Valorsul valoriza 20% de todo o lixo doméstico produzido em Portugal, servindo 1,6 milhões de habitantes. A Valorsul produz e exporta para a rede elétrica 2% dos consumos domésticos nacionais.

 

Informações adicionais:

Joana Xavier - Comunicação e Sensibilização - Valorsul, SA

Tel.21 953 59 91

Telemóvel: 939900503

E-mail: joana.xavier@valorsul.pt