21 de novembro de 2018

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos


COMPOSTAR, OUTRA FORMA RECICLAR!
Durante o mês de Novembro, a Valorsul está a oferecer, em parceria com os Municípios e Juntas de Freguesia, ações de formação e ainda um compostor a cada família participante.
A compostagem doméstica é um processo 100% natural. Os vegetais, as folhas do jardim e as plantas secas ganham uma vida nova e transformam-se em composto para fertilizar a terra.
A Valorsul convida as famílias residentes num dos 14 municípios do Oeste que tenham quintal, horta ou jardim a dedicar-se à compostagem. Para tal devem contactar o seu município para saber onde se realizam as próximas formações e se ainda há vagas ou inscrever-se na ação que se vai realizar nas instalações da Valorsul.

Valorsul oferece compostor e formação em compostagem
Inserida na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2018, haverá uma formação gratuita, com entrega de um guia prático de compostagem e a oferta de um compostor. Esta sessão vai acontecer no dia 24 de novembro, às 11h00, nas instalações da Valorsul, no Cadaval. As famílias interessadas, que morem na região Oeste ainda vão a tempo de participar. As inscrições estão abertas até ao dia 17/11/2018 e devem ser feitas para o e-mail valorsul@valorsul.pt e aguardar confirmação.

O programa "Compostar, outra forma de reciclar" beneficia do apoio do PO SEUR, que financiou as ações de formação e os materiais de comunicação.

 

 

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos
A Semana Europeia de Prevenção de Resíduos/European Week for Waste Reduction (EWWR) decorre entre 17 e 25 de novembro de 2018. O tema central este ano é alertar para a necessidade de reduzir o consumo de produtos com conteúdos perigosos. É tempo de diminuir o uso deste tipo de produtos nos espaços que nos rodeiam, como por exemplo nas casas de banho, cozinhas, garagens, sotãos, etc! O objetivo é aumentar a consciência da população sobre a necessidade de redução de resíduos e esta iniciativa constitui um incentivo para a diminuição da quantidade de lixo produzida na Europa.

 

Sobre a Valorsul
A Valorsul é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e região Oeste: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira. A Valorsul valoriza 20% de todo o lixo doméstico produzido em Portugal, servindo 1,6 milhões de habitantes. A Valorsul produz e exporta para a rede elétrica 2% dos consumos domésticos nacionais.

Informações adicionais:

Joana Xavier - Comunicação e Sensibilização - Valorsul, SA

Tel.21 953 59 91

Telemóvel: 939900503

E-mail: joana.xavier@valorsul.pt