A Valorsul acredita que a sua missão não se extingue na qualidade ambiental e eficiência económica, querendo também ter um papel social nos 19 municípios que assiste, realizando ações de Mecenato Social para a criação de bem-estar e melhores condições de vida dos indivíduos e das comunidades.

​Nos últimos anos temos construído uma série de equipamentos sociais com esse intuito, como é o caso das Piscinas de Santa Iria, a Rotunda da Bobadela e Ecoparque de São João da Talha.

Ecoparque de São João da Talha 

O Ecoparque de São João da Talha em Loures, é um parque inovador financiado pela Valorsul, para que a população possa usufruir de um espaço que contribua para o seu bem estar e lazer.

A combinação entre ambiente e inovação presidiu à seleção dos materiais utilizados para os equipamentos, que resultaram da reciclagem e reutilização de resíduos. Toda a construção do parque foi baseada neste conceito, desde os pavimentos às zonas verdes, entre muitos outros pormenores. Para além disso foram assegurados acessos para pessoas portadoras de deficiência.

A Valorsul investiu neste projeto cerca de 1.9 milhões de euros numa área de 48.000 m2 onde se podem destacar como principais equipamentos um parque infantil, uma zona de jogos populares, um campo de jogos, um ginásio ao ar livre, uma zona de jogos informais, jardins (de cheiros, remédios e sabores), circuito de manutenção, instalações sanitárias e edifício de apoio às zonas verdes.

Piscinas em Santa Iria de Azóia 

Inauguradas no dia 1 de setembro de 2007, as piscinas em Santa Iria de Azóia, projeto financiado pela Valorsul, destacam-se pela modernidade das instalações e qualidade dos equipamentos utilizados.

O complexo é constituído por uma piscina de 25x12,5 metros e uma outra de 15x6 metros destinada à aprendizagem. Dispõe de uma bancada para o público com 300 lugares e um espaço destinado ao aquecimento e musculação dos utentes.

A polivalência deste equipamento permite, a par da aprendizagem, treino e competição de natação, utilizações de caráter recreativo, fisioterapia e manutenção, para todos os escalões etários da população.

As piscinas, um investimento de 1,8 milhões de euros da Valorsul, resultam de um compromisso assumido com a Câmara Municipal de Loures e pretendem proporcionar melhores condições de vida à população.

Este equipamento permite a prática regular de atividades que contribuem para a promoção da saúde, melhoria de qualidade de vida e bem estar social e vem impulsionar a dinamização da prática desportiva no concelho de Loures.

​As Piscinas Municipais de Santa Iria de Azóia situam-se no complexo desportivo de Via Rara.

Fonte Luminosa na Bobadela

A janeiro de 2009, a Valorsul deu como completo o processo de requalificação da rotunda do Largo Infante D. Henrique, na Bobadela, com a construção de uma Fonte Luminosa.

Este projeto, num total de €122.350,00, é o resultado do compromisso assumido pela Valorsul com a Câmara Municipal de Loures, no sentido de proporcionar melhor qualidade de vida às populações locais.

​Os projetores de várias cores, em conjunto com os 16 jatos de água da fonte e uma queda de água, permitem criar inúmeros jogos de água, luz e cor, promovendo uma envolvente mais convidativa para quem ali passa.

Espaços Verdes na Bobadela

Este projeto, da autoria da Câmara Municipal de Loures, num valor de 40.346 euros, permitiu reabilitar um espaço de cerca de 2.315 m2 localizado na freguesia da Bobadela, cuja área de intervenção é delimitada pela
 
​Rua do Canal do Tejo e a Rua Jorge Alexandre Batalha Ferreira, consistindo essencialmente no tratamento deste espaço enquanto zona verde de enquadramento urbano.