Posto de abastecimento de Gás Natural Carborante


Nos últimos anos, a Valorsul não ficou indiferente à crescente preocupação mundial com a crise petrolífera, a poluição das cidades e as alterações climáticas, e decidiu que queria fazer parte da solução. Com a parceria dos municípios que serve, projetou o transporte de resíduos domésticos na sua área de intervenção com veículos movidos a gás natural. Mas, para tal, era necessário um posto de abastecimento que a empresa entendeu construir e gerir, e que recebeu a licença nº 1 em Portugal, concedida por despacho do Ministério da Economia e Inovação.

Como é conhecido, o recurso ao gás natural (GN) como carburante introduz benefícios ambientais em comparação com os combustíveis tradicionais, já que está associado a menores emissões poluentes, como o SO2, NOx, CO2 ou Partículas, bem como a uma significativa redução do ruído.

A utilização de GNC ao invés de diesel no transporte de resíduos contribui para a redução dos gases com efeito de estufa. Considerando que a frota de viaturas de recolha de resíduos a GNC percorre anualmente 679.500 km, existe uma redução anual de 119 toneladas de CO2 equivalente, o que corresponde a um decréscimo de 11% de emissões face ao Diesel.

Para promover a utilização do gás natural carburante, a Valorsul ofereceu também, aos municípios seus acionistas, 28 viaturas para transporte de resíduos que importaram um custo de cerca de 4,8 milhões de euros. O investimento realizado na obra do Posto de Abastecimento de GNC ascendeu a 1,4 milhões de euros. O Posto foi inaugurado a 3 de Junho de 2008, estando, desde essa data, em funcionamento regular.


A Valorsul foi pioneira no incentivo à utilização do GNC enquanto combustível para veículos de recolha de Resíduos Urbanos e mostrou que é possível tomar medidas concretas e economicamente interessantes com benefícios diretos e imediatos para o ambiente e a sociedade. No futuro, esperamos ver a reprodutibilidade deste projeto com outras entidades a gerir novas frotas profissionais de veículos a GNC.  A longo prazo esperamos também que os veículos particulares possam usufruir do GNC, inclusivamente do nosso posto de abastecimento.