VAMOS LIMPAR A EUROPA!

A iniciativa "Vamos Limpar a Europa" já acontece desde 2014.

A edição de 2021 será alargada e será possível registar uma ação de 9 de maio a 28 de novembro de 2021 para permitir que todos os países europeus adaptem as atividades de limpeza às condições meteorológicas locais e às restrições da pandemia covid-19.

O objetivo do projeto é que as questões relacionadas com a produção de resíduos por parte dos cidadãos estejam na ordem do dia e, ao mesmo tempo, contribuir para a limpeza de espaços naturais (como praias, terrenos, florestas, etc.)

Todos os anos, milhões de toneladas de lixo acabam nos oceanos, nas praias, nas florestas e nos mais variados sítios da natureza. As principais causas deste problema são os padrões insustentáveis de produção e consumo, estratégias de gestão de resíduos desadequadas e a falta de consciência dos cidadãos. 

Faça parte desta inciativa! Inscreva-se através do link: Let's Clean Up Europe 2021 registration form (google.com)

Como organizar uma ação de limpeza?

  • Identifique  o local a limpar, defina quem vai participar e registe a sua ação. Se quiser dar uma dimensão pode tentar angariar apoios ou patrocinadores.
  • No dia da limpeza é tempo de ação! Reuna os participantes e comece a recolher o lixo, separando o máximo possível! Mantenha presente os 3Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar. Está disponível uma Ficha Técnica Vamos Limpar a Europa com mais detalhes e ideias. Veja abaixo mais informações.
  • Dê mais visibilidade ao usar as peças de comunicação da campanha Vamos Limpar a Europa! Pode consultar as que estão em português e descarregá-las em Let's Clean Up Europe tools - Google Drive
  • Registar a sua ação através fotografias, vídeos, etc e dê-nos o seu retorno sobre a sua ação. 

NOTA: Os materiais que são recolhidos durante a ação de limpeza, ainda que sejam embalagem e materiais recicláveis, devem ser sempre colocados no indiferenciado, pois estão deteriorados e/ou contaminados sem possibilidade de serem reciclados. Outros fluxos de resíduos terão de ter tratamento adequado de acordo com a tipologia.

Para obter mais informação, pode contactar a Área de Comunicação e Sensibilização da Valorsul  (judite.leal@valorsul.pt) ou consultar o site Let’s Clean Up Europe: https://ewwr.eu/take-part/#LCUE.


Outras campanhas internacionais:

Inspire-se para criar a sua ação!

  • Surfrider Foundation Europe: www.surfrider.eu/en/home.html
  • Initiatives Océanes: www.initiativesoceanes.org
  • Waste Free Oceans: www.wastefreeoceans.eu
  • Clean Europe Network: www.cleaneuropenetwork.eu
  • Let’s do it World: www.letsdoitworld.org