Vamos Limpar a Europa! 

A iniciativa "Vamos Limpar a Europa" teve início em 2014, e consiste na organização, (por parte de equipas de voluntários, e com o apoio de uma entidade coordenadora nacional ou regional), de ações de limpeza de espaços públicos. Em 2018, estas ações aconteceram em toda a Europa de 1 de Março a 30 de Junho mas o ponto alto desta iniciativa foi no fim de semana de 11 a 13 de Maio.

O objetivo do projeto é gerar notoriedade para as questões relacionadas com a produção de resíduos por parte dos cidadãos e, ao mesmo tempo, contribuir para a limpeza de espaços naturais (como praias, terrenos, florestas, etc.)

Em 2018, na área da Valorsul, que é coordenadora regional da iniciativa, foram realizadas 10 ações de limpeza. Não perca a oportunidade de fazer a diferença e inscreva a sua ação na próxima edição em 2019.

Todos os anos, milhões de toneladas de lixo acabam nos oceanos, nas praias, nas florestas e nos mais variados sítios da natureza. As principais causas deste problema são os padrões insustentáveis de produção e consumo, estratégias de gestão de resíduos desadequadas e a falta de consciência dos cidadãos. 

Quer fazer parte da solução?  Junte-se à campanha Vamos Limpar a Europa!



Como organizar uma ação de limpeza?

  • Identifique  o local a limpar, defina quem vai participar e registe a sua ação. Se quiser dar mais dimensão à sua ação pode tentar angariar apoios ou patrocinadores.
  • No dia da limpeza é tempo de ação! Reuna os participantes e comece a recolher o lixo, separando o máximo possível! Mantenha presente os 3Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar. Está disponível uma Ficha Técnica Vamos Limpar a Europa com mais detalhes e ideias. Veja abaixo mais informações.
  • Dê mais visibilidade à sua ação ao usar as peças de comunicação da campanha Vamos Limpar a Europa! Pode consultar as que estão em português e descarregá-las em http://www.ewwr.eu/en/communication!
  • Registar a sua ação através fotografias, vídeos, etc e dê-nos o seu retorno sobre a sua ação. 

Valorsul disponibiliza uma ficha técnica com toda a informação necessária para realizar uma ação de limpeza. Neste documento encontra todas as etapas a seguir para que a sua ação seja um sucesso!

​Para obter mais informação, pode contactar a Área de Comunicação e Sensibilização da Valorsul  (joana.xavier@valorsul.pt) ou consultar o site www.letscleanupeurope.eu.