Existem outros resíduos recicláveis para além das embalagens. Esclareça aqui as dúvidas mais habituais quanto à sua separação:

Lâmpadas Fluorescentes

As lâmpadas fluorescentes devem ser entregues nos Ecocentros da Valorsul, até 200 kg por descarga ou noutros locais de receção como supermercados.
​Estas lâmpadas, ao contrário das redondas de casquilho, têm um material inflamável que polui o Ambiente quando deitadas no lixo comum. As redondas de casquilho podem ir para o indiferenciado.


Pilhas

As pilhas devem ser depositadas, até 0,5 kg por descarga e por semana:

  • nos Pilhões colocados pelas Autarquias, nos seus Ecopontos e Ecocentros;
  • nos Pilhões disponíveis nos Hiper e Supermercados, Retalhistas e outras Entidades (Ecoparceiros).

Para mais informações veja www.ecopilhas.pt.


Baterias

A responsabilidade da retoma das baterias é do importador/retomador. Até 4 unidades por semana podem ser entregues no Ecocentro da Valorsul.


Pneus

A recolha dos pneus usados é da responsabilidade da Valorpneu. Para saber o ponto de recolha que mais lhe convém consulte www.valorpneu.pt ou ligue para o 213 032 303.


Equipamento elétrico e eletrónico

Para entregar o equipamento elétrico e eletrónico deve contactar a Câmara Municipal ou procurar um Ponto de receção num espaço comercial perto de sí. Até 15m3 por descarga, poderão ser também entregues nos Ecocentros da Valorsul.

Para mais informação consulte a ERP ou a Amb3e.


CD's, Disquetes, Cassetes, VHS ou DVD's

Os CD's, disquetes, cassetes, VHS ou DVD's devem ser colocados no lixo comum. Se for grandes quantidades deve contactar a APA - Agência Portuguesa do Ambiente (geral@apambiente.pt).



Resíduos de construção e demolição

Os empreiteiros são responsáveis pela recolha e eliminação do entulho. Se for superior a 1m3 deverá contactar empresas privadas. Neste caso será necessário contactar a Câmara ou a Junta de Freguesia para obter licença para ocupação da via pública com o contentor. Se for inferior a 1m3 poderá entregar no Ecocentro da Valorsul ou contactar o seu município.

Notas:

  • Em Lisboa, a câmara recolhe até 1m3. A data, hora e local da remoção são combinados com a Câmara. Mais de 1m3 deve ligar 217 988 000 para licença de ocupação da via pública.
  • Em Vila Franca de Xira, as recolhas de entulhos até 1m3 são feitas pelas juntas de freguesia que posteriormente as aproveitam ou encaminham para a Câmara (locais de depósito). A Câmara entrega no ecocentro ou no aterro.
  • Na Amadora, a Câmara recolhe até 1m3. A data, hora e local da remoção são combinados com a Câmara. Mais de 1m3 ligar 214 369 000 para licença de ocupação da via pública.

Óleos Alimentares

Deve contactar o seu município para saber se já efetua recolhas seletivas de óleos alimentares. Se sim, depositar no contentor apropriado.


Resíduos Verdes

Pode contactar o seu município para pedir a recolha dos mesmos, ou podem ser entregues diretamente nos Ecocentros. Caso a quantidade exceda os 2m³/descarga, deverá pedir uma autorização prévia.

Monos

Resíduos volumosos e/ou pesados que não oferecem condições de fácil manuseamento pelos produtores domésticos ou institucionais (ex.: automóveis, frigoríficos, árvores). Pode contactar o seu município para pedir a recolha dos mesmos, ou podem ser entregues diretamente nos Ecocentros através de transportadoras. Caso a quantidade exceda os 15m³/descarga, deverá pedir uma autorização prévia.

Rolhas de cortiça

A Valorsul, após estabelecer uma parceria com o Projeto Green Cork, está licenciada para receber rolhas de cortiça no Ecoparque do Cadaval e nos Ecocentros do Lumiar, Alenquer, Óbidos e Rio Maior numa quantidade mínima de 1kg. Ver mais sobre o projeto Green Cork em: http://www.greencork.org/.

Louças e porcelanas

As louças e porcelanas devem ser depositadas no lixo comum. Se for grandes quantidades deve contactar a APA - Agência Portuguesa do Ambiente.