A Valorsul e os SIMAR de Loures e Odivelas estão a desenvolver um projeto inovador de recolha seletiva. Intitulado “Contentão, um contentor com um grande coração" este projeto tem o objetivo de envolver as comunidades locais a contribuir para uma associação da sua freguesia, ao mesmo tempo que garantem a separação para reciclagem dos seus resíduos.
Na prática, o Contentão é um espaço de grandes dimensões onde as famílias e o comércio podem entregar os seus recicláveis sabendo que todo o material corretamente separado vai estar a reverter para um apoio financeiro a uma associação local.
A primeira fase do projeto arranca já em outubro nas freguesias de Bucelas e Odivelas. As associações para quem o apoio financeiro será canalizado, durante o primeiro ano, também já foram selecionadas pelo júri do projeto.
Na freguesia de Bucelas, a associação parceira será o Grupo Musical e Recreativo da Bemposta, uma coletividade com 70 anos e que, entre outros méritos, mantém viva a cultura e a tradição locais. Em Odivelas, o parceiro do projeto será a Associação de Moradores das Colinas do Cruzeiro que promete dinamizar a separação de recicláveis no bairro e na freguesia, angariando assim fundos para desenvolver a sua missão.
Cada Contentão poderá reverter anualmente até 7.500,00€. O montante da contrapartida vai estar diretamente relacionado com a quantidade e a correção da separação neste novo equipamento, durante todo o ano.
Se correr bem, o Contentão promete chegar a todas as 14 freguesias de Loures e Odivelas.
Onde pode encontrar um Contentão:
Bucelas – Na Rua 25 de Abril, 20, em frente da sede do Grupo Cultural e Recreativo da Bemposta
Odivelas – Junto ao campos de Padel na Rua Lima Basto
Conheça melhor as associações que estará a apoiar no primeiro ano:

Em 1967 fundou o Rancho de Folclore e Etnografia “Os Ceifeiros da Bemposta”.
O ano de 1977 assinala um marco importante na vida da coletividade, a construção da atual sede fruto da união e do trabalho do povo da Bemposta.
Com a nova sede são criadas as condições necessárias para o desenvolvimento de novas atividades que vêm satisfazer os associados e a população em geral, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade local.
O GMRB foi vencedor do prémio “Melhor CCD Inatel” no ano de 2007 e 2009.
Em 2015 recebeu a Medalha de Honra do Concelho de Loures, reconhecendo o importante papel de recolha e divulgação do património material, e imaterial da região saloia.
No ano de 2019 criou o Clube UNESCO da Cultura Saloia, cujo coração é o Núcleo Museológico Luís Serra, que conta a história do povo saloio.
Em julho de 2021, o GMRB foi declarado Pessoa Coletiva de Utilidade Pública, pela Presidência do Conselho de Ministros.
O GMRB tem a disposição dos atuais 400 sócios, um bar, uma sala de jogos, um parque infantil e um campo de jogos. Realiza espetáculos de caráter lúdico, recreativo, desportivo e exposições temporárias.
Tem como atividades regulares: rancho (adulto e infantil), ginástica (infantil, localizada e sénior), escola de concertinas e museologia. Participa no corso do Carnaval de Loures, e é uma das coletividades organizadoras da Festa do Vinho e das Vindimas. A dinâmica associativa está aliada às novas tecnologias, com a presença nas redes sociais e com um canal televisivo na Meo Kanal.
A Pandemia de COVID-19 afetou drasticamente a atividade associativa. No que foi possível reinventou-se com atividades on-line, mantendo a ligação aos associados e perspetivando a atividade futura."
A Direção do G.M.R.Bemposta
Bucelas, setembro de 2021

Tem como Missão zelar pela conservação dos espaços da urbanização, assim como pelo bem estar dos seus moradores, lojistas e visitantes. Contempla nos seus objetivos as vertentes social, cultural, ambiental e desportiva.
Publica uma Newsletter com a periodicidade mensal, com a divulgação das suas atividades, acontecimentos e problemas da urbanização.
Tem também realizado iniciativas no âmbito ambiental, como é o caso da sensibilização para a recolha seletiva dos lixos, como a atividade designada por “Plogging e Cãominhada” cujo objetivo consiste em apelar aos moradores a deposição do lixo nos locais certos, assim como consciencializar os moradores da necessidade de recolher os dejetos dos seus animais de estimação.
No que concerne a vertente sociocultural, tem realizado campanhas de angariação de bens alimentares para as famílias do concelho de Odivelas; a divulgação de atividades culturais realizadas no concelho de Odivelas e a realização da iniciativa “Mercadinho das Colinas”, um mercado de rua com o objetivo de promover o comércio e os artesãos locais, com momentos musicais e desportivos, incentivando o convívio entre moradores e visitantes. Na vertente desportiva a AMCC possui uma secção de Ténis de Mesa, que dinamiza no Pavilhão Multiusos de Odivelas.
A Direção da AMCC
Odivelas, setembro de 2021