A Valorsul e os SIMAR de Loures e Odivelas estão a desenvolver um projeto inovador de recolha seletiva. Intitulado “Contentão, um contentor com um grande coração" este projeto tem o objetivo de envolver as comunidades locais a contribuir para uma associação da sua freguesia, ao mesmo tempo que garantem a separação para reciclagem dos seus resíduos.

Na prática, o Contentão é um espaço de grandes dimensões onde as famílias e o comércio podem entregar os seus recicláveis sabendo que todo o material corretamente separado vai estar a reverter para um apoio financeiro a uma associação local.


A primeira fase do projeto arranca já em outubro nas freguesias de Bucelas e Odivelas. As associações para quem o apoio financeiro será canalizado, durante o primeiro ano, também já foram selecionadas pelo júri do projeto.

Na freguesia de Bucelas, a associação parceira será o Grupo Musical e Recreativo da Bemposta, uma coletividade com 70 anos e que, entre outros méritos, mantém viva a cultura e a tradição locais. Em Odivelas, o parceiro do projeto será a Associação de Moradores das Colinas do Cruzeiro que promete dinamizar a separação de recicláveis no bairro e na freguesia, angariando assim fundos para desenvolver a sua missão.


Cada Contentão poderá reverter anualmente até 7.500,00€. O montante da contrapartida vai estar diretamente relacionado com a quantidade e a correção da separação neste novo equipamento, durante todo o ano.


Se correr bem, o Contentão promete chegar a todas as 14 freguesias de Loures e Odivelas.



Onde pode encontrar um Contentão:

Bucelas – Na Rua 25 de Abril, 20, em frente da sede do Grupo Cultural e Recreativo da Bemposta

Odivelas – Junto ao campos de Padel na Rua Lima Basto



Conheça melhor as associações que estará a apoiar no primeiro ano:



"O Grupo Musical e Recreativo da Bemposta (GMRB) foi fundado em 21 de janeiro de 1951 e tem como objetivo a dinamização cultural, recreativa e desportiva.
 
Em 1967 fundou o Rancho de Folclore e Etnografia “Os Ceifeiros da Bemposta”.
 
O ano de 1977 assinala um marco importante na vida da coletividade, a construção da atual sede fruto da união e do trabalho do povo da Bemposta.
 
Com a nova sede são criadas as condições necessárias para o desenvolvimento de novas atividades que vêm satisfazer os associados e a população em geral, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade local.
 
O GMRB foi vencedor do prémio “Melhor CCD Inatel” no ano de 2007 e 2009.
 
Em 2015 recebeu a Medalha de Honra do Concelho de Loures, reconhecendo o importante papel de recolha e divulgação do património material, e imaterial da região saloia.
 
No ano de 2019 criou o Clube UNESCO da Cultura Saloia, cujo coração é o Núcleo Museológico Luís Serra, que conta a história do povo saloio.
 
Em julho de 2021, o GMRB foi declarado Pessoa Coletiva de Utilidade Pública, pela Presidência do Conselho de Ministros.
 
O GMRB tem a disposição dos atuais 400 sócios, um bar, uma sala de jogos, um parque infantil e um campo de jogos. Realiza espetáculos de caráter lúdico, recreativo, desportivo e exposições temporárias.
 
Tem como atividades regulares: rancho (adulto e infantil), ginástica (infantil, localizada e sénior), escola de concertinas e museologia. Participa no corso do Carnaval de Loures, e é uma das coletividades organizadoras da Festa do Vinho e das Vindimas. A dinâmica associativa está aliada às novas tecnologias, com a presença nas redes sociais e com um canal televisivo na Meo Kanal.
 
A Pandemia de COVID-19 afetou drasticamente a atividade associativa. No que foi possível reinventou-se com atividades on-line, mantendo a ligação aos associados e perspetivando a atividade futura."

A Direção do G.M.R.Bemposta
Bucelas, setembro de 2021




A Associação de Moradores das Colinas do Cuzeiro (AMCC) foi fundada em 2018 por um grupo de moradores que costumava trocar impressões acerca da urbanização, através do facebook.

Tem como Missão zelar pela conservação dos espaços da urbanização, assim como pelo bem estar dos seus moradores, lojistas e visitantes. Contempla nos seus objetivos as vertentes social, cultural, ambiental e desportiva.

Publica uma Newsletter com a periodicidade mensal, com a divulgação das suas atividades, acontecimentos e problemas da urbanização.

Tem também realizado iniciativas no âmbito ambiental, como é o caso da sensibilização para a recolha seletiva dos lixos, como a atividade designada por “Plogging e Cãominhada” cujo objetivo consiste em apelar aos moradores a deposição do lixo nos locais certos, assim como consciencializar os moradores da necessidade de recolher os dejetos dos seus animais de estimação.

   No que concerne a vertente sociocultural, tem realizado campanhas de angariação de bens alimentares para as famílias do concelho de Odivelas; a divulgação de atividades culturais realizadas no concelho de Odivelas e a realização da iniciativa “Mercadinho das Colinas”, um mercado de rua com o objetivo de promover o comércio e os artesãos locais, com momentos musicais e desportivos, incentivando o convívio entre moradores e visitantes. Na vertente desportiva a AMCC possui uma secção de Ténis de Mesa, que  dinamiza no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

A Direção da AMCC
Odivelas, setembro de 2021