O Ecovalor decorre em parceria com os 19 municípios da área de intervenção da Valorsul com o objetivo de ter as escolas e as instituições de solidariedade social na linha da frente da separação de materiais recicláveis. Neste programa a reciclagem tem duplo valor. Os materiais recicláveis voltam ao ciclo de produção e transformam-se em matéria prima e as escolas e instituições são premiadas pelo seu bom desempenho ambiental. Para tal, os participantes terão acesso a ações de sensibilização, e a prémios que poderão ir até 1000 euros. Estes prémios são atribuídos, no concurso “Separa e Ganha”, aos estabelecimentos de ensino ou IPSS pela separação de plástico & metal e de papel & cartão e distinguirá as que mais quantidade separarem, em cada município.
 

PROGRAMA ECOVALOR 


No ano letivo de 2020/2021, a edição do programa Ecovalor mobilizou 350 escolas do jardim de infância ao ensino secundário e 51 instituições de âmbito social, abrangendo 109.821  participantes, que se revelaram entusiastas da reciclagem.

Este é um programa que tem por missão promover a reciclagem e as boas práticas ambientais na comunidade escolar permitiu que fossem enviadas para reciclagem cerca de 760 toneladas. Sendo que, foram recolhidas 127 toneladas de plástico & metal, 626 toneladas de papel & cartão e 7 toneladas de vidro.

O resultado do empenho dos alunos participantes, professores, auxiliares, famílias e de toda a comunidade educativa traduziu-se num excelente desempenho, em que foram atribuídos 227 prémios às escolas/instituições, no total, em mais de 34.525,00€. 

As inscrições devem ser feitas junto de cada munícipio. Para solicitar materiais ou obter informações pode fazê-lo através dos seguintes contactos:

Valorsul - Comunicação e Sensibilização
Telefone: 219 535 900
E-mail: ecovalor@valorsul.pt