PROGRAMA ECOVALOR 


No ano letivo de 2018/2019, o Ecovalor, programa de educação ambiental da Valorsul, superou todas as expectativas. Este programa que tem por missão promover a reciclagem e as boas práticas ambientais na comunidade escolar permitiu que fossem enviadas para reciclagem 500 toneladas de plástico&metal e 475 toneladas de papel&cartão. O resultado do empenho dos 76.000 alunos participantes, professores, auxiliares, famílias e de toda a comunidade educativa traduziu-se num excelente desempenho, em que 321 escolas foram merecidamente premiadas, no total, em mais de 60.000€. 

O Ecovalor decorre em parceria com os 19 municípios da área de intervenção da Valorsul com o objetivo de ter as escolas e as instituições instituições de solidariedade social na linha da frente da separação de materiais recicláveis. Neste programa a reciclagem tem duplo valor. Os materiais recicláveis voltam ao ciclo de produção e transformam-se em matéria prima e as escolas e instituições são premiadas pelo seu bom desempenho ambiental. Para tal, os participantes terão acesso a ações de sensibilização, visitas à Valorsul e a prémios que poderão ir até 1000 euros. Estes prémios são atribuídos, no concurso “Separa e Ganha”, aos estabelecimentos de ensino ou IPSS pela separação de plástico & metal e de papel & cartão e distinguirá as que mais quantidade separarem, em cada município.

Nesta nova edição, em 2019/2020, já estamos a trabalhar para para bater novos recordes. Se pretende participar, contacte o seu município* ou a Valorsul. 

* Municípios: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira.

Para solicitar materiais, participar ou obter informações pode fazê-lo através dos seguintes contactos:

Valorsul - Comunicação e Sensibilização
Telefone: 219 535 900
E-mail: ecovalor@valorsul.pt