Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2019

A próxima edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (European Week for Waste - EWWR) vai acontecer entre 16 e 24 de Novembro. Em breve teremos mais informação sobre esta iniciativa para este ano. Entretanto pode ver abaixo como foi a edição de 2018.


INICIATIVAS VALORSUL - 2018

"Compostar, outra forma de reciclar" - Formação em Compostagem Doméstica e Oferta de Compostor

A compostagem doméstica é um processo 100% natural. Os vegetais, as folhas do jardim e as plantas secas ganham uma vida nova e transformam-se em composto para fertilizar a terra.

Se é residente num dos 14 municípios do Oeste servidos pela Valorsul e tem um quintal, horta ou jardim, porque não dedicar-se compostagem?

Durante o mês de Novembro, a Valorsul está a oferecer (em parceria com os Municípios e Juntas de Freguesia) ações de formação e ainda um compostor a cada família participante. Contacte o seu município para saber onde se realizam as próximas formações e se ainda há vagas.

As famílias interessadas, que morem na região Oeste ainda vão a tempo de participar. Inserida na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2018, haverá uma formação gratuita, com entrega de um guia prático de compostagem e a oferta de um compostor. Esta sessão terá lugar no dia 24 de novembro, às 11h00, nas instalações da Valorsul, no Cadaval. Os interessados em participar deverão enviar um e-mail para valorsul@valorsul.pt até ao dia 17/11/2018 e aguardar confirmação.

O programa "Compostar, outra forma de reciclar" tem também o apoio do PO SEUR, que financiou as ações de formação e os materiais de comunicação.



Finalmente uma solução para aquela lata com tinta!

A Valorsul destaca a campanha de recolha durante esta semana, no Ecocentro do Lumiar, de pequenas quantidades de resíduos perigosos provenientes dos agregados familiares (resíduos domésticos), como por exemplo, os resultantes de pequenas ações de bricolage ou outros: latas com tinta, diluentes, pesticidas, inseticidas, líquidos de fotografia, etc. devidamente acondicionados em embalagem fechada.

Nota: Nos sábados 17 e 24 de Novembro, o Ecocentro do Lumiar estará aberto entre as 08h00 e as 16h00.
           No caso das latas de tinta são aceites até 3 latas de 15 L, por pessoa.



COMO PARTICIPAR COM UMA AÇÃO?


Na edição de 2018, o foco da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é alertar para a necessidade de reduzir o consumo de produtos com conteúdos perigosos. É tempo de diminuir o uso deste tipo de produtos nos espaços que nos rodeiam, como por exemplo nas casas de banho, cozinhas, garagens, sotãos, etc!
 
O conteúdo das ações a implementar na SEPR mantém-se sempre sobre os “3Rs”: Reduzir os resíduos produzidos, Reutilizar os produtos/objetos e Reciclar os materiais e embalagens. Os “3Rs” representam as opções a considerar sempre que se fala em gestão de resíduos. 

Junte-se a este movimento que contribui para uma Europa com menos resíduos e que vai contar, este ano, com milhares de ações em toda a Europa.


Inscrição das ações

As inscrições são realizadas online, no site da EWWR, através de registo e preenchimento do formulário de participação em http://www.ewwr.eu/register.

São aceites candidaturas ao desenvolvimento de ações, de acordo com as seguintes categorias:
  • Administração/Autoridade Pública;
  • Associação/ONG; Empresa/Industria;
  • Estabelecimento de Ensino;
  • Cidadão individual;
  • Outro (por exemplo: hospital, lar de idosos, instituição cultural, etc.).
 
Há algum prémio para os participantes?
Sim, as inscrições que quiserem, candidatam-se a um prémio europeu. O prémio consiste apenas num reconhecimento e não tem qualquer valor monetário associado.

Onde posso obter mais informação sobre esta semana?
Pode contactar a área de Comunicação da Valorsul (joana.xavier@valorsul.pt) ou consultar o site http://www.ewwr.eu


EXEMPLOS E IDEIAS QUE VALEM A PENA CONHECER

Se ainda não tem ideias de ações sobre a prevenção de resíduos, veja aquiaqui e aqui exemplos a nível europeu.


Ações da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Fique a conhecer abaixo as ações que decorreram em 2018 na área da Valorsul.