Na região de Lisboa

A recolha dos resíduos urbanos na região de Lisboa Norte é da responsabilidade dos municípios da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira.

Salvo as seguintes exceções:

  • os resíduos de empresas, quando superiores a 1.100 litros, são transportados pelos próprios ou através de transportadora que contrataram;
  • os resíduos particulares (exceto os resíduos domésticos) são transportados pelos próprios ou através de transportadora que contrataram. Ex.: desperdícios originados de uma mudança de casa.

Na região Oeste

A recolha dos resíduos indiferenciados na região Oeste é da responsabilidade dos municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras. Alguns municípios entregam os resíduos indiferenciados em Estações de Transferência da Valorsul e cabe depois à Valorsul transportá-los até ao aterro ou outra instalação de tratamento.

  • os resíduos de empresas, quando superiores a 1.100 litros, são transportados pelos próprios ou através de transportadora que contrataram;
  • os resíduos particulares (exceto os resíduos domésticos) são transportados pelos próprios ou através de transportadora que contrataram. Ex.: desperdícios originados de uma mudança de casa;
  • a recolha seletiva multimaterial do oeste, ou seja, os resíduos recicláveis que se encontram nos ecopontos, é realizada pela Valorsul.

Recolhas Seletivas

    A Valorsul promove a recolha seletiva de materiais sendo que o modo de organização dessa recolha depende da área geográfica.

    Em Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira, a recolha seletiva é efetuada pelos municípios. A Valorsul financiou estes municípios na aquisição de equipamentos de deposição e recolha seletiva (nomeadamente contentores e viaturas) e partilha como os municípios as receitas da venda dos recicláveis. 

    A Valorsul efetua recolha multimaterial dos materiais recicláveis nos restantes 14 municípios do sistema. São recolhidos os materiais dos ecopontos da generalidade da zona oeste (e das ilhas ecológicas no município de Óbidos) para além dos materiais entregues nos ecocentros existentes nas estações de transferência.

    Os municípios desta área, porém, também desenvolvem atividades de recolha seletiva mais vocacionadas para o comércio e para as zonas que, pelas suas características, não permitem a colocação de ecopontos.