Resíduos

O que são Resíduos Urbanos?

São os resíduos provenientes de habitações bem como outro resíduo que, pela sua natureza ou composição, seja semelhante ao resíduo proveniente de habitações e estejam no estado sólido.

O que é um resíduo?

(definição legal - DL 178/2006)
Qualquer substância ou objecto de que o detentor se desfaz ou tem a intenção ou a obrigação de se desfazer, nomeadamente os identificados na Lista Europeia de Resíduos.

O que é o Biogás?

Gás constituído, principalmente, por uma mistura de metano e dióxido de carbono e proveniente da fermentação anaeróbia de resíduos orgânicos.

O que são Resíduos Perigosos?

(definição legal - DL 178/2006)

Todos os resíduos que apresentem, pelo menos, uma característica de perigosidade para a saúde ou para o ambiente, nomeadamente os identificados como tal na Lista Europeia de Resíduos.

O que são Resíduos Verdes?

Resíduos provenientes da limpeza de jardins e parques.

O que significam as siglas PET, PEAD e PVC?

Estas siglas designam 3 tipos de plástico recicláveis:

  • PET - Politereftalato de Etileno. Uma resina plástica utilizada para fazer embalagens. (ex.: garrafas de água e de refrigerantes).
    PEAD - Polietileno de Alta Densidade - Um tipo de plástico duro e opaco usado para fazer objetos, como embalagens de detergente.
    PVC - Ploricloreto de Vinilo - Um tipo de plástico utilizado para produzir, por exemplo, embalagens de líquidos.

Que tipo de resíduos integra a Linha Branca?

Eletrodomésticos como frigoríficos, arcas, máquinas de lavar, fogões, esquentadores ou aparelhos de ar condicionado, por exemplo.

Em que consiste a digestão anaeróbia?

Utilização de resíduos orgânicos como substracto para o crescimento de bactérias com a função de, na ausência de oxigénio, estabilizar os resíduos e reduzir o seu volume. As bactérias consomem o carbono dos resíduos e a sua fonte de energia e convertem-no em produtos gasosos.

O que é o Composto?

Fertilizante de solo, utilizável na agricultura ou em jardins, obtido a partir da decomposição dos resíduos orgânicos.

O que é um Aterro Sanitário?

Modalidade de confinamento de resíduos no solo em local especialmente preparado - impermeabilizado e com sistemas de recolha, tratamento e monitorização de efluentes líquidos e gasosos - onde os resíduos são depositados ordenadamente e cobertos com terra ou material similar.

O que são Lixiviados ou Água Lixiviante?

Efluentes líquidos que percorrem através da massa de RSU confinada em aterro e que são resultantes da água contida nos resíduos, da precipitação (água da chuva) caída sobre a massa de resíduos e, eventualmente, da infiltração de águas subterrâneas preexistente.

O que são Monos ou Monstros?

Resíduos volumosos e/ou pesados que não oferecem condições de fácil manuseamento pelos produtores domésticos ou institucionais (ex.: automóveis, frigoríficos, árvores).

O que são Resíduos Hospitalares?

(definição legal - DL 178/2006)

Resíduos resultantes de actividades médicas desenvolvidas em unidades de prestação de cuidados de saúde, em actividades de prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e investigação, relacionada com seres humanos ou animais, em farmácias, em actividades médico-legais, de ensino e em quaisquer outras que envolvam procedimentos invasivos, tais como acupunctura, piercings  e tatuagens.

Separação de Resíduos

Como posso receber informação sobre a separação e o tratamento de resíduos?

Deverá contactar a linha azul da Valorsul (808 200 135) ou a Direção de Comunicação, Imagem e Documentação e solicitar os materiais informativos para a morada que fornecer.

Devemos retirar as tampas de uma garrafa de plástico?

Não, as tampas devem ser colocadas na embalagem depois de a espalmar e depositadas nos Ecopontos.

O que são Ecopontos?

Os ecopontos são um conjunto de contentores onde colocamos, separadamente, vários tipos de resíduos de embalagem que são recicláveis. Ao conjunto do Ecoponto Amarelo, Ecoponto Azul e Ecoponto Verde chamamos, unicamente, Ecoponto.

Nós separamos e depois o camião mistura tudo?

Alguns camiões são bipartidos ou tripartidos, ou seja, quem está a ver a recolha pode ficar com a ideia de que os materiais estão a ser misturados mas, de facto, não estão porque por dentro existem áreas separadas.
Poderá também acontecer uma contaminação do conteúdo de um Ecoponto que obrigue o camião do indiferenciado a recolher esse Ecoponto. Mas são situações excecionais.
Se desejar mais esclarecimentos contacte o seu município pois é quem tem a responsabilidade da recolha.

O que colocar no Ecoponto Amarelo?

Colocar apenas:

  • Embalagens de plástico
    Copos de plástico
    Pacotes de bebidas
    Latas
    Sacos de plástico
 
Não colocar:
  • Papel
    Cartão
    Eletrodomésticos
 
Importante:
As embalagens devem der espalmadas e escorridas do seu conteúdo.

O que colocar no Ecoponto Azul?

Colocar apenas:

  • Caixas de Cartão
    Jornais e revistas
    Papel de escrita e impressão
 
Não colocar:
  • Papel vegetal
    Papel prata
    Autocolantes
    Encerados
    Papel sujo ou que contenha plástico

O que colocar no Ecoponto Verde?

Colocar apenas:

  • Garrafas de vidro
    Frascos de vidro
    Boiões de vidro vazios
 
Não colocar:
  • Cerâmicas
    Lâmpadas
    Rolhas
    Cristais
    Loiças
    Espelhos
    Pirex

Onde depositar baterias?

A responsabilidade da retoma é do importador/retomador. Até 4 unidades por semana poderão ser entregues num dos Ecocentros da Valorsul.

Onde depositar CD's, disquetes, cassetes, VHS ou DVD's?

No lixo comum. Se for grandes quantidades deve contactar a APA - Agência Portuguesa do Ambiente.

Onde depositar embalagens de ovos de cartão (pasta de papel)?

Poderá colocar no ecoponto azul, desde que não esteja suja.

Onde depositar embalagens de vidro com gordura (ex. garrafa de azeite)?

A gordura no vidro não inviabiliza a reciclagem. Deverá escorrer a embalagem e colocar estas garrafas no ecoponto verde.

Onde depositar envelopes com janela?

O ideal seria retirar a janela de plástico. No entanto, se não for possível, poderá colocar estes envelopes no contentor azul. Durante o processo de reciclagem os contaminantes serão retirados.

Onde depositar equipamento eléctrico e electrónico?

Contacte a sua Câmara Municipal para fazer o pedido de recolha ou procure um Ponto Eletrão situado dentro dos espaços comerciais.
Até 15m3 por descarga, poderão ser entregues num Ecocentro da Valorsul.

Onde depositar esferovite?

Deve colocar no Ecoponto Amarelo.
Caso tenha uma grande quantidade de esferovite para depositar, por favor contacte o Centro de Triagem.

Onde depositar lâmpadas fluorescentes?

Deve entregar num Ecocentro da Valorsul. Estas lâmpadas, ao contrário das redondas de casquilho, têm um material inflamável que polui o Ambiente quando deitadas no lixo comum. As redondas de casquilho podem ir para o indiferenciado.

Onde depositar latas de conserva com gordura (ex. lata de atum)?

A gordura no metal não inviabiliza a reciclagem. Deverá escorrer e colocar estas latas no ecoponto amarelo.

Onde depositar óleos domésticos das frituras?

Deve contactar o seu município para saber se já efetua recolhas seletivas de óleos alimentares. Se sim, depositar no contentor apropriado.
Os óleos alimentares podem também ser depositados num Ponto de Recolha AMI. Conheça mais sobre o Projeto de Reciclagem de Óleos Alimentares Usados da AMI.
Algumas cadeias de supermercados também disponibilizam aos seus clientes contentores para depositar os óleos. Pergunte no seu supermercado se têm este serviço.
Se tal não for possível, pode tambén depositá-los no Ecocentro do Lumiar, até 50l por semana. Basta para isso recolher os óleos usados numa garrafa ou garrafão de plástico, fechar corretamente com a tampa e entregar no Ecocentro. Os óleos recolhidos serão enviados para reciclagem e produção de combustíveis. As regras de utilização a cumprir são as seguintes:

  •      Depositar apenas óleo de uso alimentar já utilizado;
         Para o armazenamento de óleo alimentar, deve ser usada uma embalagem de plástico;
         Deverá garantir-se que a embalagem utilizada se encontra fechada por forma a evitar derrames;
         Não deverá ser depositado óleo lubrificante de motores de origem mineral ou sintético conjuntamente com os óleos alimentares. Poderá entregar os óleos lubrificantes no nosso ecocentro mas de forma diferenciada;
         Não depositar óleos alimentares usados em embalagens de vidro.
         Podem utilizar o Ecocentro para descarga dos óleos alimentares usados, os munícipes e empresas que  se inserem a área de intervenção da Valorsul, S.A.
Para quantidades superiores consulte a área CLIENTES.

Se residir nos concelhos de Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira, e não tiver possibilidade de se deslocar a um ponto de recolha de óleos alimentares, poderá deitar os óleos usados num recipiente de plástico, vedá-lo bem para não se abrir e deitá-lo no "Contentor dos Indiferenciados". Será encaminhado, juntamente com os restantes resíduos, para valorização energética na Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos.
 

Onde depositar pacotes de bebida (cartão complexo/ tetra pak)?

Este tipo de embalagens devem ser colocadas no Ecoponto Amarelo.

Onde depositar pilhas e acumuladores?

Nos Pilhões, que se podem encontrar nos Ecoparceiros da Ecopilhas, nos hipermercados, supermercados, lojas, escolas, ONG's, Juntas de Freguesia, nos Ecopontos e nos Ecocentro.

Para mais informações veja www.ecopilhas.pt.

Onde depositar pneus?

Contactar a Valorpneu.
Tel.: 213 032 303
Site: www.valorpneu.pt

Porque é que os vidros que não são embalagens, como os vidros de janelas, não podem ser colocados no Ecoponto?

O vidro das embalagens têm as mesmas características entre si o que garante que, durante o processo de reciclagem, o vidro vai fundir a temperaturas semelhantes. O resultado é um vidro reciclado de qualidade. Os vidros que não provêm de embalagens podem aparentemente ser semelhantes, mas prejudicam a reciclagem por terem características diferentes do vidro de embalagem.

Onde depositar louças e porcelanas?

No lixo comum. Se for grandes quantidades deve contactar a APA - Agência Portuguesa do Ambiente.

Recolha de resíduos

A Valorsul efetua a recolha dos resíduos?

A Valorsul não efetua a recolha de resíduos. Os resíduos domésticos que o cidadão coloca em contentores próprios são transportados pelos Municípios e os resíduos de empresas e particulares são transportados pelos próprios ou através de transportadora que contrataram.
A única exceção é o caso das recolhas seletivas dos ecopontos na área do Oeste.

Os Ecopontos na minha rua estão cheios, quem é que faz a recolha?

A entidade responsável pela recolha, manutenção e limpeza dos Ecopontos existentes na via pública é a Câmara Municipal. Devendo por isso contactar o seu município dando conta da situação. Se morar num dos municípios do Oeste deverá contactar a Valorsul.

Tenho aqui um material reciclável. Podem vir buscar?

Para tal deverá contactar o seu Município ou a Valorsul, consoante o local. Se forem quantidades e materiais aceites no Centro de Triagem ou num Ecocentro, pode deslocar-se lá e depositar gratuitamente. Em alguns casos a Valorsul faz recolhas de recicláveis a pedido. Envie-nos um e-mail.

Tenho entulho para recolher. É com a Valorsul?

Os empreiteiros são responsáveis pela recolha e eliminação do entulho.
Se for superior a 1m3 deverá contactar empresas privadas. Neste caso será necessário contactar a Câmara ou a Junta de Freguesia para obter licença para ocupação da via pública com o contentor.
Se for inferior a 1m3 poderá entregar no Ecocentro da Valorsul ou contactar o seu município.

Notas:

  • Em Lisboa, a câmara recolhe até 1m3. A data, hora e local da remoção são combinados com a Câmara. Mais de 1m3 deve ligar 217 988 000 para licença de ocupação da via pública.
    Em Vila Franca de Xira, as recolhas de entulhos até 1m3 são feitas pelas juntas de freguesia que posteriormente as aproveitam ou encaminham para a Câmara (locais de depósito). A Câmara entrega no ecocentro ou no aterro.
    Na Amadora, a Câmara recolhe até 1m3. A data, hora e local da remoção são combinados com a Câmara. Mais de 1m3 ligar 214 369 000 para licença de ocupação da via pública.

Tenho um mono para deitar fora. O que devo fazer?

Deverá contactar os serviços do seu Município. Se for um material aceite nos Ecocentros da Valorsul também poderá ir entregar diretamente para que seja reciclado.

Recepção de resíduos

Que tipo de resíduos recebe a Valorsul?

A Valorsul só recebe e valoriza resíduos sólidos urbanos:

  • resíduos indiferenciados;
    matéria orgânica;
    vidro;
    papel/cartão;
    plásticos e metais;
    equipamento elétrico e eletrónico;
    resíduos verdes e de jardins;
    entulhos;
    madeiras e paletes;
    óleos minerais usados;
    óleos de cozinha;
    pilhas;
    baterias;
    lâmpadas fluorescentes.

Como posso saber se os resíduos que tenho são admissíveis nas vossas instalações?

Para ter uma informação prévia poderá consultar no nosso site a lista de resíduos admissíveis nas nossas unidades. Na área "Clientes"

Como devo fazer para depositar resíduos nas unidades da Valorsul?

Deverá efetuar um contacto com a Valorsul, mas aconselhamos primeiro a visitar a nossa área "Clientes", capítulo "Como depositar?".

Quanto custa depositar os resíduos na Valorsul?

Para promover a reciclagem dos materiais a Valorsul instituiu que a descarga nos Centros de Triagem e Ecocentros é totalmente gratuita.
Implementar recolhas seletivas nas empresas pode ser financeiramente compensatório, uma vez que, ao entregarem os resíduos para reciclagem no Centro de Triagem, evitam os custos de deposição, de destruição e de Taxa de Gestão de Resíduos Agravada praticados nos Aterros Sanitários e na Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos.