Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Está em curso a 12ª edição da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos entre os dias 21 e 29 de novembro, que contabiliza este ano, em 33 países, cerca de 10.600 ações dedicadas a esta iniciativa.

Este projeto existe pela necessidade de diminuirmos a quantidade de lixo que produzimos. São muitas as organizações que colocam em prática as suas ações, dedicadas aos temas da prevenção de resíduos, reutilização e reciclagem.
A Valorsul, enquanto coordenadora nas regiões de Lisboa Norte e Oeste, convida todos os interessados a participar nas várias iniciativas da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos que estão disponíveis ao público e que podem ser consultadas em https://ewwr.eu/actions-db/.

Das várias iniciativas promovidas na sua região, a Valorsul destaca as seguintes:

  • A Secretaria-Geral do Ministério das Finanças vai sensibilizar os seus colaboradores para o e-waste (poluição tecnológica) e o seu impacto no Planeta e para o combate ao desperdício alimentar.
  • Em Alcobaça, a reutilização vai estar na ordem do dia. O Município vai entregar a munícipes e comerciantes sacos para o pão e sacos reutilizáveis para as compras.
  • A Redução dos Resíduos Alimentares será um dos temas das sessões informativas no Colégio Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha. Quem devolver o tabuleiro da refeição sem restos de comida durante a semana da SEPR fica habilitado a um sorteio material escolar.
  • Nova vida para objetos usados que procuram novo dono é o objetivo da plataforma interna de trocas com catálogo interativo que passa a estar disponível na Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, a partir da SEPR 2020.
  • Produção de resíduos no sector da saúde” é o tema do webinar promovido pelo ISAMB - Instituto de Saúde Ambiental (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa), no dia 25 de novembro, e que vai abordar a produção e a redução de resíduos nos cuidados de saúde.
  • Finalmente uma solução para aquela lata com tinta! No Ecocentro da Valorsul do Lumiar de 23 a 27 de novembro será possível depositar pequenas quantidades de resíduos perigosos, por exemplo, os resíduos que resultam de pequenas ações de bricolage ou outros: latas com tinta, diluentes, inseticidas, líquidos de fotografia.

Estas e outras ações na área da Valorsul, e em toda a Europa, contribuem para a mudança. Junte-se a este movimento!
Em anexo, a lista de todas as ações na região da Valorsul.


Sobre a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos
A Semana Europeia de Prevenção de Resíduos/European Week for Waste Reduction (EWWR) decorre entre 21 e 29 de novembro de 2020. “Resíduos Invisíveis!” é o mote deste ano, ou seja, a grande quantidade de resíduos que são gerados durante o processo de fabricação de produtos que não podem ser reciclados. A SEPR pretende chamar a atenção para áreas de alto impacto relacionadas com os nossos hábitos de consumo insustentáveis enquanto sociedade. Em 2020 vai apelar todos os inscritos que tomem consciência da quantidade de resíduos que são produzidos inconscientemente e que procurem novas formas de combater o desperdício invisível.
 

Sobre a Valorsul

A Valorsul é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e região Oeste: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira. A Valorsul valoriza 20% de todo o lixo doméstico produzido em Portugal, servindo 1,6 milhões de habitantes. A Valorsul produz e exporta para a rede elétrica 2% dos consumos domésticos nacionais.

Informações adicionais: Joana Xavier - Comunicação e Sensibilização - Valorsul, SA
Tel.21 953 59 91  Telemóvel: 939900503 E-mail: joana.xavier@valorsul.pt

 


 
 

 

Mais Notícias