Media

EPAL e Valorsul parceiras na sensibilização para a gestão eficiente da água e dos resíduos.

Parceria entre a EPAL e a Valorsul

EPAL e Valorsul parceiras na sensibilização para o uso eficiente da água e para as boas práticas face aos resíduos produzidos.

No dia 31 de janeiro, às 17 horas, no Museu da Água, em Lisboa, a EPAL e a Valorsul assinam um Protocolo, no âmbito da Comunicação e Educação Ambiental, que passa por um plano conjunto de iniciativas a implementar junto das escolas e da população em geral. Neste trabalho de parceria as duas entidades vão tratar dois temas de relevo, quer para os cidadãos quer para o ambiente.

Os princípios de desenvolvimento sustentável da EPAL e da Valorsul refletem-se neste acordo e, aliados aos objetivos e estratégia de Comunicação e Educação Ambiental de ambas as empresas, vão fazer coincidir a mensagem das ações a desenvolver. Será dado destaque à importância do Uso Eficiente da Água e do Ciclo Urbano da Água e à prevenção, reutilização e reciclagem máxima dos resíduos. As duas entidades comprometem-se assim a articular as matérias comuns de Comunicação e Educação Ambiental nos domínios da água e dos resíduos.

As duas empresas acordaram em desenvolver uma estratégia conjunta junto de públicos-alvo específicos, em toda a área geográfica abrangida por ambas as entidades. Os estabelecimentos de ensino serão um público-alvo prioritário e serão desenvolvidas campanhas de voluntariado conjuntas, envolvendo a comunidade escolar. Serão partilhados recursos para comunicação de objetivos ambientais comuns e poderão ser realizadas em conjunto candidaturas a projetos, no âmbito dos programas da União Europeia ou outros.

Ainda no âmbito desta parceria, o concurso "Separa e Ganha", promovido pela Valorsul com o objetivo de aumentar a quantidade e qualidade das embalagens separadas no Ecoponto Amarelo, será apoiado também pela EPAL na vertente do uso eficiente da água, na atribuição de prémios às escolas vencedoras no concelho de Lisboa, com a instalação de novos bebedouros de água, entrega de garrafas Fill Forever aos melhores alunos e instalação gratuita do serviço waterbeep®.  No presente ano letivo, em Lisboa, esta iniciativa conta com a participação de 22 escolas e na edição anterior foram separadas 4 toneladas de plástico e metal.

A assinatura do Protocolo contará com a presença do Eng.º José Sardinha, Presidente da EPAL, e da Dra. Gabriela Ventura, Presidente da Comissão Executiva da Valorsul.

protocolo EPAL