Educação Ambiental

Concurso Inter Escolas para separação no Amarelo

imagem

Nesta iniciativa, desenvolvida em parceria com os municípios, a Valorsul fornece equipamento para a separação de embalagens, apoia a recolha periódica e promove visitas e ações de sensibilização para as escolas inscritas.

O objetivo deste concurso é incentivar a comunidade escolar a separar as embalagens e a utilizar o ecoponto de forma correta.

 

Como funciona?

1. Inscrição junto do município

2. Atribuição de equipamento para separação na fonte: suportes e sacos

3. Recolhas periódicas de Janeiro de 2014 a Maio de 2014 (frequência da recolha a definir pelo município)

4. Ações de sensibilização na escola e visitas à Valorsul

5. Avaliação e divulgação dos vencedores (Junho de 2014)

6. Entrega de prémio para a escola que separar mais por aluno.

A separação das embalagens é efetuada em sacos de plástico transparentes, o que permite fazer uma avaliação dos seus conteúdos (identificação de contaminantes e verificar que as embalagens estão sempre espalmadas). Assume-se que cada saco equivale em média a 6,5 kg e esta será a quantidade de referência para a contabilização de resultados.

 

A dinamização do concurso é da responsabilidade de cada município e cada um tem as suas normas de participação. Os municípios que promovem este concurso são:Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa (LLTOP), Lisboa (EEPA), Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Rio Maior, SMAS de Loures (Loures e Odivelas), Torres Vedras e Vila Franca de Xira. Poderá consultar os seus contactos aqui os municípios que promovem este concurso.

 

A Valorsul disponibiliza também materiais informativos sobre a separação de resíduos que podem ajudar à correta participação de toda a escola. Veja aqui estes materiais e como os poderá solicitar.