Educação Ambiental

Visita Virtual ao Centro de Triagem

Revelamos um pouco do que se vê e aprende na visita ao Centro de Triagem do Lumiar:

O Centro de Triagem é a unidade que recebe os materiais recicláveis separados em cerca dos 5500 ecopontos e recolhas porta a porta, existentes nos 19 municípios abrangidos pela Valorsul.

À semelhança das 3 cores dos ecopontos, também o Centro de Triagem tem 3 fluxos de materiais: papel/ cartão, vidro e embalagens, com capacidade de processar respetivamente, 50 000 t/ ano, 30 000 t/ano e 19 500 t/ ano.

O processamento dos materiais tem como objetivo prepará-los para serem recebidos em condições pela indústria da reciclagem, que consiste em retirar os contaminantes (materiais mal colocados nos ecopontos) e separar por tipo de material, no caso do fluxo das embalagens.

Os camiões que fazem a recolha do lixo são pesados na zona das básculas, à entrada e à saída das instalações, para sabermos a quantidade de resíduos que depositam no Centro de Triagem.

Depois de pesados, e de acordo com o material recolhido, os camiões dirigem-se para a zona de descarga correspondente ao respetivo fluxo e aí depositam os resíduos que transportam.

Formas de processamento em cada um dos fluxos:

  • Papel/cartão - como os fardos são mistos (papel e cartão) e a quantidade de contaminantes é baixa, não se justifica uma triagem muito exaustiva, pelo que só são retirados, manualmente, os contaminantes de grandes dimensões, com predominância dos sacos de plástico.
  • Vidro - como a quantidade de contaminantes é baixa não se justifica fazer triagem, pelo que neste momento estamos a funcionar como recetores/ expedidores. Refira-se que o casco de vidro é o único material que saí a granel.
  • Embalagens - Este fluxo é o que exige um maior esforço de triagem, por ser aquele em que os contaminantes são em maior quantidade, e pelo facto de termos que separar os materiais colocados no ecoponto amarelo em vários tipos de materiais.
    • Os materiais que separamos no fluxo embalagens são os seguintes: PET e PEAD (tipos de plástico), PET óleo (garrafa de óleo alimentar), filme (sacos de plástico), plásticos mistos (categoria que incluí os plásticos que não se enquadram nos tipos de plásticos referidos atrás), ECAL (pacotes de bebida), embalagens de ferrosos (ferro e aço) e embalagens de não ferrosos (alumínio).

Temos uma capacidade de processar 4,5 t/ hora de embalagens, utilizando os seguintes equipamentos mecânicos:

  • 1 Crivo Rotativo;
  • 1 Abre Sacos;
  • 1 Separador Balístico;
  • 2 Separadores Óticos c/ válvula de dupla via;
  • 1 Separador Ótico c/ válvula de uma via;
  • 2 Sistemas de Aspiração de Filme Automático;
  • 2 Sistemas de Aspiração de Filme Semi-Automático

Depois de separados os materiais são compactados e enfardados para serem enviados para a indústria da reciclagem.

Apresentação Interativa

Saiba mais sobre o funcionamento do Centro de Triagem através dos esquemas interativos que disponibilizamos para download.