Ajude-nos a reciclar mais e melhor

Como separar outros resíduos

Pilhao

Existem outros resíduos recicláveis para além das embalagens. Esclareça aqui as dúvidas mais habituais quanto à sua separação:

Lâmpadas Fluorescentes

As lâmpadas fluorescentes devem ser entregues nos Ecocentros da Valorsul, até 200 kg por descarga.

Estas lâmpadas, ao contrário das redondas de casquilho, têm um material inflamável que polui o Ambiente quando deitadas no lixo comum. As redondas de casquilho podem ir para o indiferenciado.

 

Pilhas

As pilhas devem ser depositadas, até 0,5 kg por descarga e por semana:

  • nos Pilhões colocados pelas Autarquias, nos seus Ecopontos e Ecocentros;
  • nos Pilhões disponíveis nos Hiper e Supermercados, Retalhistas e outras Entidades (Ecoparceiros).

Para mais informações veja www.ecopilhas.pt.

 

Toners e Tinteiros

A AMI é responsável por um projeto de recolha de toners, tinteiros e telemóveis. As receitas revertem a favor desta instituição. Pode entregar consumíveis informáticos (tinteiros e toners) e telemóveis (avariados ou em desuso) num dos parceiros da AMI.

Consulte a Lista de Parceiros.

Se os toners e tinteiros ainda estiverem cheios, e o material a depositar for em pequena quantidade, não existe alternativa senão colocá-los no contentor do indiferenciado, uma vez que, de acordo com a APA "não existindo nenhuma solução específica, os resíduos devem ser encaminhados para os equipamentos disponibilizados na via pública." fonte:  http://www.apambiente.pt/index.php?ref=16&subref=84&sub2ref=197&sub3ref=293

Baterias

A responsabilidade da retoma das baterias é do importador/retomador. Até 4 unidades por semana podem ser entregues no Ecocentro da Valorsul.

 

Pneus

A recolha dos pneus usados é da responsabilidade da Valorpneu. Para saber o ponto de recolha que mais lhe convém consulte www.valorpneu.pt ou ligue para o 213 032 303.

 

Equipamento elétrico e eletrónico

Para entregar o equipamento elétrico e eletrónico deve contactar a Câmara Municipal ou procurar um Ponto Eletrão num espaço comercial perto de sí. Até 15m3 por descarga, poderão ser também entregues nos Ecocentros da Valorsul.

Os telemóveis, especificamente, podem ser entregues num dos parceiros da AMI. As receitas revertem a favor desta instituição. Consulte a Lista de Parceiros.

 

CD's, Disquetes, Cassetes, VHS ou DVD's

Os CD's, disquetes, cassetes, VHS ou DVD's devem ser colocados no lixo comum. Se for grandes quantidades deve contactar a APA - Agência Portuguesa do Ambiente (geral@apambiente.pt).

 

Resíduos de construção e demolição

Os empreiteiros são responsáveis pela recolha e eliminação do entulho.

Se for superior a 1m3 deverá contactar empresas privadas. Neste caso será necessário contactar a Câmara ou a Junta de Freguesia para obter licença para ocupação da via pública com o contentor.

Se for inferior a 1m3 poderá entregar no Ecocentro da Valorsul ou contactar o seu município.

Notas:

  • Em Lisboa, a câmara recolhe até 1m3. A data, hora e local da remoção são combinados com a Câmara. Mais de 1m3 deve ligar 217 988 000 para licença de ocupação da via pública.
  • Em Vila Franca de Xira, as recolhas de entulhos até 1m3 são feitas pelas juntas de freguesia que posteriormente as aproveitam ou encaminham para a Câmara (locais de depósito). A Câmara entrega no ecocentro ou no aterro.
  • Na Amadora, a Câmara recolhe até 1m3. A data, hora e local da remoção são combinados com a Câmara. Mais de 1m3 ligar 214 369 000 para licença de ocupação da via pública.

 

Óleos Alimentares

Deve contactar o seu município para saber se já efetua recolhas seletivas de óleos alimentares. Se sim, depositar no contentor apropriado.

  • Os óleos alimentares usados das famílias da zona da Grande Lisboa já podem ser entregues para reciclagem no Ecocentro do Lumiar. Basta para isso recolher os óleos usados numa garrafa ou garrafão de plástico, fechar corretamente com a tampa e entregar no Ecocentro. Os óleos recolhidos serão enviados para valorização, criando uma solução ambientalmente correta para a gestão deste tipo de resíduos.
  • Este projeto é uma parceria com a AMI, que visa a promoção da melhoria da qualidade ambiental, e contribuir para o financiamento das ações humanitárias desenvolvidas pela instituição, através das receitas angariadas.
  • As regras de utilização a cumprir são as seguintes:
    • Depositar apenas óleo de uso alimentar já utilizado;
    • Para o armazenamento de óleo alimentar, deve ser usada uma embalagem de plástico;
    • Deverá garantir-se que a embalagem utilizada se encontra fechada por forma a evitar derrames;
    • A quantidade máxima admissível por semana é de 50L (para entregas superiores a 50L deverá ser efetuado contacto direto com a AMI);
    • Não deverá ser depositado óleo lubrificante de motores de origem mineral ou sintético conjuntamente com os óleos alimentares. Poderá entregar os óleos lubrificantes no nosso ecocentro mas de forma diferenciada;
    • Não depositar óleos alimentares usados em embalagens de vidro;
    • A descarga do óleo alimentar usado é da inteira responsabilidade dos utilizadores do Ecocentro;
    • Podem utilizar o Ecocentro para descarga dos óleos alimentares usados, os munícipes e empresas que se inserem a área de intervenção da Valorsul, S.A.

 

Se residir nos concelhos de Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira, e não tiver possibilidade de se deslocar a um ponto de recolha de óleos alimentares, poderá deitar os óleos usados num recipiente de plástico, vedá-lo bem para não se abrir e deitá-lo no "Contentor dos Indiferenciados". Será encaminhado, juntamente com os restantes resíduos, para valorização energética na Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos.

Resíduos Verdes

Pode contactar o seu município para pedir a recolha dos mesmos, ou podem ser entregues diretamente nos Ecocentros.

Caso a quantidade exceda os 2m³/descarga, deverá pedir uma autorização prévia.

 

Monos

Resíduos volumosos e/ou pesados que não oferecem condições de fácil manuseamento pelos produtores domésticos ou institucionais (ex.: automóveis, frigoríficos, árvores).

Pode contactar o seu município para pedir a recolha dos mesmos, ou podem ser entregues diretamente nos Ecocentros através de transportadoras.

Caso a quantidade exceda os 15m³/descarga, deverá pedir uma autorização prévia.

Rolhas de cortiça

A Valorsul, após estabelecer uma parceria com o Projeto Green Cork, está licenciada para receber rolhas de cortiça no Ecoparque do Cadaval e nos Ecocentros do Lumiar, Alenquer, Óbidos e Rio Maior numa quantidade mínima de 1kg.

Ver mais sobre o projeto Green Cork em: http://www.greencork.org/ .

Louças e porcelanas

As louças e porcelanas devem ser depositadas no lixo comum. Se for grandes quantidades deve contactar a APA - Agência Portuguesa do Ambiente

Descubra como tratamos os resíduos:
Triagem de Materiais RecicláveisValorização OrgânicaValorização EnergéticaDeposição em AterroValorização de Escórias