A Valorsul

Subdireção de Manutenção

Henrique José Ralha CasquilhoHenrique José Ralha CasquilhoDiretor AdjuntoNasceu a 15 de maio de 1957, em Lisboa.

Concluiu o Curso de Engenharia Mecânica, ramo de Produção, no IST em 1984, após o que realizou um estágio na Construtora do Tâmega efetuando um estudo sobre "Reorganização de um Estaleiro Central".

De 1984 a 1986 integrou como engenheiro mecânico a Divisão de Equipamentos da Construtora do Tâmega, coadjuvando o Diretor da Divisão na gestão de equipamentos em diversas obras no país.

De 1987 a 1989 integrou os quadros da Eurofil, SA como Chefe do Departamento de Engenharia Industrial, responsável por projetos de melhoria e reparação dos equipamentos fabris. Em 1988 em acumulação de funções, foi nomeado Gestor de Energia da empresa. Ainda em 1988, integrou a equipa de desenvolvimento do Plano Diretor da Eurofil, o qual previa uma profunda remodelação da estrutura produtiva da empresa.

De 1989 a 1991 integrou os quadros da Siderurgia Nacional, como responsável pela Manutenção Mecânica da Aciaria, onde por inerência de funções, colaborou ativamente na implementação do PRSN naquela área produtiva, que culminou com a montagem, comissionamento e arranque das novas linhas de Vazamento Contínuo e Forno Panela.

Em 1992 e até 1994, no âmbito do projeto de reestruturação da Manutenção, foi nomeado como responsável pela Manutenção Mecânica da Redução, Aciaria e Laminagem.

Entre 1994 e 1997 passou a integrar a Empresa de Produtos Longos sendo o responsável pela "Task Force" de análise de problemas do Trem Contínuo em acumulação de funções com a chefia da Manutenção Mecânica da Laminagem de produtos longos.

Em 1998, integra os quadros da Valorsul como Chefe de Manutenção da CTRSU tendo acompanhado a fase final da montagem da Central, comissionamento e arranque. A partir de 1999 passou a Diretor Adjunto da Direção de Exploração da CTRSU. Presentemente é Diretor Adjunto da CTRSU.