A Valorsul

Direção de Sistemas de Gestão de Ambiente, Segurança e Qualidade

João Manuel Tavares BarataJoão Manuel Tavares BarataDiretorNasceu em 26 de fevereiro de 1963, em Lisboa.

Concluiu o Curso de Engenharia Química - ramo Processos e Indústria, do IST, em 1988. Pós-Graduou-se em Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho, pelo ISCSS, em 2002, assim como em Gestão Integrada de Sistemas - Qualidade, Ambiente e Segurança, igualmente pelo ISCSS, em 2003.

Entre 1989 e 1990, integrou o quadro do Departamento de Produção da Divisão de Adubos da SAPEC - AGRO SA, como estagiário.

De 1990 a 1998, integrou o quadro da Aciaria da Siderurgia Nacional (SN) - Empresa de Serviços SA, onde desempenhou funções de Eng. de Processo na Área de Elaboração de Aço Líquido (1990/1996) e de responsável pelo Gabinete de Engenharia da Aciaria (1996/1998).

Representou a SN no Comité Executivo C2 de Investigação CECA - Secondary Steelmaking.

Em 1998 entrou para a Valorsul - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos da Área Metropolitana de Lisboa (Norte) SA, como responsável pela Área da Qualidade e Segurança da CTRSU - Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos, cargo que desempenhou até 2000. De 2000 a 2001, desempenhou o cargo de Diretor Adjunto - Segurança e Qualidade da CTRSU, altura em que foi nomeado responsável pelo GSS - Gabinete de Segurança e Saúde, mais tarde designado de Departamento de Segurança e Saúde.

Em 2004 foi nomeado Diretor da DASQ - Direção de Sistemas de Gestão de Ambiente, Segurança e Qualidade, cargo que atualmente continua a desempenhar na agora designada Valorsul - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste SA.

Representou a Valorsul na PREWIN - European Network - TG3: Emissions Reductions. É membro da ISWA International Solid Waste Association.