A Valorsul

Maria José Lages

Maria José LagesMaria José LagesAdministradora Não ExecutivaNasceu em Lisboa a 5 de junho de 1968.

Licenciou-se em Economia na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Iniciou a sua carreira na Shell Portuguesa, onde ingressou em novembro de 1991 e permaneceu até janeiro de 1996, com responsabilidades no setor de Planeamento e posteriormente como coordenadora da implementação dos módulos financeiros do ERP JD Edwards.

Em janeiro de 1996, em Moçambique, trabalhou na Cimentos de Moçambique (Grupo Cimpor), inicialmente como consultora na área financeira (pela Coopers & Lybrand) e a partir de setembro de 96 como responsável pela Direção Financeira da empresa.

Em março de 1997 reingressou no Grupo Shell, na Shell Moçambique, como responsável pela Direção Administrativa e Financeira, participando no estabelecimento da empresa no país.

Ainda em Moçambique passou a integrar os quadros do Grupo Águas de Portugal em dezembro de 1999, como responsável pela Direção Financeira da Águas de Moçambique.

Em setembro de 2002, já em Portugal, integrou os quadros diretivos da AdP Serviços como responsável pela Direção de Contabilidade e Consolidação do Grupo AdP.

A partir de novembro de 2003 passou a ser responsável pela Direção Financeira da Aquapor, (sub-holding do Grupo AdP), assumindo também a coordenação da função financeira das empresas que esta detém 100% - Luságua Alcanena, Luságua Serviços Ambientais, Águas do Vouga, Águas da Teja, Águas do Planalto e Águas do Lena.

Em junho de 2005 foi nomeada vogal do conselho de administração das Águas do Vouga, Águas da Teja, Águas do Planalto e Águas do Lena.

Em abril de 2008 foi nomeada vogal do conselho de administração da Trevo Oeste - Tratamento e Valorização de Resíduos Pecuários, S.A., empresa participada minoritariamente pela AdP SGPS.

Em janeiro de 2009 foi nomeada vogal executiva do conselho de administração da AdP Internacional, cargo que ocupou até abril do mesmo ano.

Em abril de 2009 foi nomeada vogal executiva do conselho de administração da AdP Energias, S.A.

Em fevereiro de 2012, foi eleita vogal do conselho de administração da Empresa Geral do Fomento, SA, e por inerência, em março, eleita vogal não executiva do Conselho de Administração da Valorsul, S.A. e presidente não executiva do conselho de administração da ERSUC, S.A.