A Valorsul

Vogais Não Executivos

Tomás SerraTomás SerraAdministrador Não ExecutivoNasceu em Lisboa a 13 de dezembro de 1965.

Licenciado em Engenharia Mecânica, Ramo Termodinâmica Aplicada, pelo Instituto Superior Técnico (1983/1988), complementou mais tarde a sua formação em gestão através de programas promovidos pelo IDCFC da Universidade Católica e pelo INDEG/ISCTE.

Iniciou a sua carreira profissional na EDP em dezembro de 1988, onde desempenhou funções técnicas em projetos associados a diversas Centrais Termoelétricas.

A partir de 1994, com a cisão da EDP passou a integrar a PROET - empresa de engenharia da área termoelétrica - onde fez parte da Equipa de Projeto constituída para as obras da Valorsul. Participou na elaboração de Cadernos de Encargos, avaliação de propostas e fiscalização de projetos e obra da CTRSU - Central de Tratamento de RSU, da ITVE - Instalação de Tratamento e Valorização de Escórias e do CTE - Centro de Triagem e Ecocentro.

A partir de abril de 2001 passou a integrar o grupo Somague em empresas da área do ambiente (AGS e Hidrurbe) para implementação da Prestação de Serviços de Operação da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Meia Serra, Madeira, constituída por Instalações de Incineração de RSU e de Resíduos Hospitalares e de Matadouro, Instalação de Compostagem, ETAR e Aterros. Neste âmbito foi Administrador e Diretor Geral da OTRS - Operação da ETRS da Meia Serra durante mais de 6 anos.

Do grupo de empresas associadas a este projeto foi ainda administrador do ACE ETRSU Meia Serra e da GSA.

Desde 1 de Maio de 2008 é Administrador Executivo da Valorsul, SA, nomeado pela EGF.