A Valorsul

Presidente do Conselho de Administração

João Pedro RodriguesJoão Pedro RodriguesPresidente do Conselho de AdministraçãoNasceu em Lisboa a 17 de dezembro de 1970.

Habilitações Académicas

Licenciado em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), com uma pós graduação associada ao Mestrado de Economia e Política da Energia e do Ambiente pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa e mestrado em Engenharia do Ambiente pela FCT/UNL.

Carreira Profissional

De julho de 1994 a outubro de 1995, desempenhou as funções de consultor permanente na SEIA (Sociedade de Engenharia e Inovação Ambiental).

Em outubro de 1995 integrou, na Valorsul, S.A., o Departamento de Estudos e Desenvolvimento, do qual foi diretor-adjunto entre março de 1998 e março de 1999. De março a dezembro de 1999, também na Valorsul, S.A., assumiu as funções de diretor adjunto de Estudos Qualidade e Informação tendo passado a diretor deste mesmo departamento em janeiro de 2000.

Paralelamente entre dezembro de 1999 a janeiro de 2002, foi vice-presidente da Direção da Associação Portuguesa dos Engenheiros do Ambiente (APEA), tendo sido nomeado presidente desta Associação para o período de janeiro de 2002 a fevereiro de 2004, tendo assumido entre Março de 2004 e Março de 2010, o cargo de vogal do conselho nacional do Colégio de Engenharia do Ambiente da Ordem dos Engenheiros

De abril a junho de 2005, foi administrador da empresa Hidurbe - Gestão de Resíduos, S.A. Ainda em 2005, foi nomeado presidente do conselho de administração da Amarsul, S.A. e vogal do conselho de administração da Empresa Geral do Fomento, S.A., da Reciclamas, S.A. e da Aquasis, S.A.

Em 2007 foi nomeado vogal do conselho de administração da AdP - Aguas de Portugal Serviços Ambientais, S.A. e da Águas de Moçambique, S.A.RL. Em 2008 foi nomeado vogal do conselho de administração da Valorsul, S.A.,.

Em abril de 2008, foi renomeado vogal do conselho de administração da Empresa Geral do Fomento, S.A. e por inerência assumiu o cargo de presidente do conselho de administração da Amarsul, S.A.

Em abril de 2009 integrou a direção da UNA-PD, presidindo aos conselhos de administração da Águas do Zêzere e Coa, S.A., SIMLlS, S.A. e SIMRIA, S.A. e assumindo o cargo de vogal do conselho de administração da AdP Energias - Energias Renováveis e Serviços Ambientais, S.A..

Em fevereiro de 2012, foi nomeado presidente do conselho de administração da Empresa Geral do Fomento, S.A. e por inerência, em março, assumiu o cargo de presidente do conselho de administração da Valorsul, S.A.