A Valorsul

Presidente da Comissão Executiva

João Eduardo Fernandes FigueiredoJoão Eduardo Fernandes FigueiredoPresidente da Comissão ExecutivaNasceu em Lisboa, em 14 de outubro de 1953.

Licenciou-se, em 1977, em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia.

Após conclusão da licenciatura, iniciou a sua carreira profissional como auditor, na KMG, onde esteve de 1978 a 1986. Passou cerca de um ano no escritório de Londres (1981/82).

Em 1986 assumiu as funções de Managing Diretor (Gerente) da Bauknecht Lusitana Eletrodomésticos, Lda., cargo em que se manteve até 1993.

Em 1993 integrou, como consultor, os quadros da Parque Expo'98 S.A., salientando-se o seu envolvimento nos processos de expropriação de empresas localizadas na zona de intervenção da Expo'98 e nos estudos económico-financeiros de alguns dos projetos levados a cabo pela empresa (Oceanário e Valorsul).

Em 1994 foi nomeado administrador da Valorsul, em representação da Parque Expo, assumindo o pelouro da área administrativa e financeira da empresa. Foi o responsável pelos processos de candidatura aos financiamentos do Fundo de Coesão e do Banco Europeu de Investimentos, bem como pelo desenvolvimento do estudo económico da empresa.

Em abril de 1999 foi nomeado Diretor Coordenador da Parque Expo'98 S.A., responsável pela Direção Financeira do Grupo, cargo que desempenhou até finais de 2002. Durante este período manteve-se como administrador da Valorsul, em regime de tempo parcial até 2001, e como não executivo até junho de 2002, data em que terminou o mandato.

De 2003 a 2005 foi Diretor Administrativo e Financeiro do Grupo DDC (DicoDulimar - Sociedade Internacional de Construções, S.A., Montezuma - Investimentos Imobiliários, Lda., etc).

Em 2005 regressa à Valorsul como Administrador nomeado pela EGF, integrando a Comissão Executiva da empresa.