Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2022

Em 2022 a SEPR acontece de 19 a 27 de novembro. Todos os anos, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos centra-se num aspeto diferente, a fim de chamar a atenção para áreas com alto impacto relacionadas com os nossos hábitos de consumo insustentáveis enquanto sociedade. As inscrições abrem no dia 5 de setembro e a Valorsul divulgará os elementos necessários.

O tema deste ano são os "Têxteis". E porquê os têxteis? Porque são a quarta categoria que mais utiliza matérias-primas e água, depois da construção, alimentação e transportes. E são a quinta em termos de emissão de gases estufa. A Comissão Europeia tomou medidas abrangentes e criou uma estratégia abrangente para toda União Europeia por forrma a responder a estes desafios. Entre outras, uma das medidas é promover a separação, reutilização e reciclagem dos têxteis. Estima-se que menos de 1% dos têxteis em todo o mundo são enviados para reciclar.

Consulte o site em português: https://ewwr.eu/por/ e saiba mais sobre o tema deste ano em: https://ewwr.eu/renovate-your-wardrobe-instead-of-buying-new/.
​​Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2022

FINALMENTE UMA SOLUÇÃO PARA AQUELA LATA COM TINTA!


Habitualmente, durante a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a Valorsul recebe no Ecocentro do lumiar (Lisboa) pequenas quantidades de resíduos perigosos. Mais perto desta iniciativa, a Valorsul informará se esta campanha irá decorrer na edição de 2022.

Entretanto, abaixo pode consultar informação sobre esta campanha em 2021:

Campanha de recolha de pequenas quantidades de resíduos perigosos provenientes dos agregados familiares (resíduos domésticos), como por exemplo, os resultantes de pequenas ações de bricolage ou outros: latas com tinta, diluentes, líquidos de fotografia, etc. devidamente acondicionados em embalagem fechada. A entrega só é possível no Ecocentro da Valorsul,  no Lumiar, que vai estar vai estar a aceitar estes resíduos de 22 a 26 de novembro, no âmbito da SEPR.  Os resíduos recolhidos serão depois encaminhados para um operador licenciado. 

Esta campanha destina-se exclusivamente a particulares (munícipes residentes num dos 19 concelhos* servidos pela Valorsul). No caso das latas de tinta, a entrega está limitada a 3 latas de 15 Litros por pessoa.
Nota: 15 01 10* embalagens contendo ou contaminadas por resíduos de substâncias perigosas é o código LER correspondente aos resíduos aceites nesta campanha.

* Área Valorsul: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, NazFinalmente uma solução para aquela lata com tinta!aré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres
Vedras, Vila Franca de Xira.


Horário do Ecocentro do Lumiar: 2ª e 3ª feira: 8:00h - 14:30h / 16:15h - 20:00h;                                     

                                                            4ª a 6ª feira: 8:00h - 13:30h / 15:15h - 20:00h.

Morada do Ecocentro do Lumiar: Estrada Militar, 1600-516 Lisboa.
GPS: 38°46'38.6"N 9°10'28.9"W; Google maps: 38.777377, -9.174697


COMO PARTICIPAR NESTA INICIATIVA?

As ações são registadas online, através do link . Para a edição de 2021, as inscrições estiveram abertas desde setembro até 15 de novembro
Em 2022 as inscrições abrem em setembro. A Valorsul divulgará a sua abertura oficial.


 Saiba como se increver através deste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=6deMjf9OdgM&feature=youtu.be

Para além do tema deste ano, será possível organizar ações de plogging - uma prática desportiva que combina corrida e recolha de lixo abandonado. Descubra como organizar uma grande iniciativa de plogging 

São aceites candidaturas ao desenvolvimento de ações, de acordo com as seguintes categorias:

   -  Administração/Autoridade Pública;
   -  Associação/ONG; Empresa/Industria;
   - Estabelecimento de Ensino;
   - Cidadão individual;
   ​- Outro (por exemplo: hospital, lar de idosos, instituição cultural, etc.).

​Junte-se a este movimento que contribui para uma Europa com menos resíduos e que conta com milhares de ações em toda a Europa.

Há algum prémio para os participantes?
Sim, as inscrições que assim o pretendam, podem candidatar-se a um prémio europeu. O prémio consiste num reconhecimento e não tem qualquer valor monetário associado.

Onde posso obter mais informação sobre esta semana?
Pode contactar a Área de Comunicação da Valorsul (judite.leal@valorsul.pt) ou consultar o site https://ewwr.eu/


EXEMPLOS E IDEIAS QUE VALEM A PENA CONHECER

Se ainda não tem ideias de ações sobre a prevenção de resíduos, veja aqui, exemplos a nível europeu.

Fique a conhecer abaixo as ações que já decorreram neste âmbito na área da Valorsul.

Pode também descarregar os materiais de comunicação da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos de 2021.